Saúde & Terapias Holísticas…

Resultado de imagem para terapias holisticas
A Terapia Holística é aquela que segue os princípios do Holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo). Ou seja: trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.
Fazendo uso das mais variadas Técnicas de trabalhos Naturais, a Terapia Holística busca despertar  na pessoa o Auto-equilíbrio corpóreo, psico, social através da Correção e Harmonização de seus próprios recursos físicos, Emocionais e Energéticos, transformando assim a desarmonia em Saúde e Autoconhecimento .A Abordagem Holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada pessoa forma um sistema e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas.

Hoje em dia as Terapias Holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença começa quando perdemos a fé em nós mesmos, quando não acreditamos em nossas capacidades e nos desligamos do “espírito”. Depois esta falta de fé, gerará pensamentos densos, confusos e negativos. Todo pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. E a própria física quântica já comprovou que todo o pensamento gera uma emoção. Por fim, se ficarmos somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

A Terapia Holística é hoje uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, no Enfoque Holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das Desarmonias que já existem nos corpos Energéticos.

A palavra Psicoterapia vem de: therapia: significa tratar, cuidar psico: se refere a mente.

Portanto, Psicoterapia é um processo de busca de Conhecimento e Desenvolvimento pessoal e, principalmente, de ajuda. Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade, conectando a pessoa Consigo Mesmo, trazendo à Consciência aspectos de seu “eu” mais profundo,
integrando-o com seu Corpo, Mente e Espírito.

Para conseguir alcançar o desejado Equilíbrio Emocional o individuo passa por um trabalho intenso, que exige dedicação e força de vontade. Sentimentos negativos precisam ser trabalhados e re-significados, negar sensações ruins pouco ajuda. A Maturidade Emocional vai propiciar ao individuo, uma atmosfera de Equilíbrio, Paz Interior e Sabedoria, e esta busca se dá dia a dia.

A maturidade emocional permite a pessoa se olhar e aceitar-se como sendo fragmentado e imperfeito, porém tendo a dimensão de sua Capacidade e Qualidade de ultrapassar as barreiras Emocionais para que possa alcançar sua maior completude. Não se pode negar o EU o tempo todo, pois ele está aí e se reflete em cada gesto, comportamento e atitudes. Mas, ao se olhar, se perceber e se aceitar imperfeito, o homem terá a oportunidade de Reorganizar essa “máquina” tão extraordinária que é o seu Psiquismo, e integrá-la ao seu corpo.

Sabendo que, os conflitos sempre irão existir e é perfeitamente saudável para a construção íntima do ser humano. É por meio deles que as pessoas terão a oportunidade de Crescer, Amadurecer e se Perceber enquanto parte existente.

O modo como cada pessoa vai conduzir seus relacionamentos refletirá em suma sua maturidade emocional, esta que será adquirida à medida que cada pessoa começa a prestar mais atenção em seus Sentimentos e Emoções, a aprender a se olhar de forma generosa e principalmente, sem medo desse estranho interior. Aprender a reconhecer erros, falhas é a primeira oportunidade que o indivíduo tem para poder acertar, não rivalizando consigo mesmo e sendo seu melhor aliado.

A ausência de equilíbrio emocional leva o ser humano a paralisar diante dos obstáculos ocorridos em sua vida, à pessoa pode se perceber sem força para continuar sua caminhada. É sempre importante estar ciente de sua energia psíquica, saber utiliza-la e lidar com ela.

Essas Energias serão fundamentais para que no meio de um problema a pessoa possa saber racionalizar, e partir daí iniciar o processo de Reestruturação, uma verdadeira reforma interna que trará resultados externos. Porém ter o conhecimento sobre si é importante e saber utilizá-lo com Sabedoria é imprescindível, não se pode deixar tais conhecimentos só acumulados pelas experiências, esquecidos.

Faz parte do Equilíbrio Emocional, como também da Maturidade Emocional, saber ouvir, falar e trocar informações.

Todos sabem que cada pessoa encara uma mesma situação, de formas diferentes. É possível perceber que a forma de encarar a vida, além de características de personalidade e a influência do meio em que a pessoa vive, vão mexer com o nível de ansiedade, timidez, ânimo, autoestima, entre outros, podendo gerar ainda estresse e grande preocupação ou indecisão.

Quem não souber lidar com todo este conteúdo de forma adequada, irá sofrer as consequências em um ou mais setores de sua vida – tudo isto pode atrapalhar ou até mesmo derrubar qualquer estudante, profissional, dona de casa ou pessoa aposentada.

Seu Equilíbrio Emocional se reflete em todos os aspectos de sua vida, mas o que mais podemos perceber é com relação à nossa capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e em obter o máximo de satisfação com o nosso trabalho. Através destes dois aspectos você pode fazer um diagnóstico de como anda o seu equilíbrio emocional.

Pessoas que não sabem lidar emocionalmente, tendem a ser mais solitárias, com baixa autoestima e com tendência a depressão. O que gera uma má qualidade de vida. Estarão sempre se cobrando por coisas que não conseguem fazer. Precisamos para atingir o nosso equilíbrio emocional, procurar entrar em sintonia com as nossas emoções e com as das pessoas que nos cercam. Saber o momento certo de interagir, a fim de evitar conflitos. Agindo dessa forma, estaremos apreendendo a nos educarmos emocionalmente, procurando Observar e Sentir o momento certo de deixar a nossa Emoção Agir, Respeitando o momento do outro e Reagindo quando necessário, de forma adequada, sem se magoar e magoar o outro.

A pessoa que não acredita que merece receber Amor Incondicional e acha que suas necessidades não são importantes, além de se tornar cada vez mais desequilibrada emocionalmente, terá sempre a certeza que só mantém o amor em sua vida pelo sofrimento e doação constante. Irá suportar qualquer situação simplesmente para receber um pouco de amor.

Tenha sempre a certeza de que a pessoa mais importante neste mundo é VOCÊ! Ame-se, Respeite suas Necessidades, seus Desejos e seus Sentimentos. Aceite as suas emoções e perceba as “mensagens” que o seu corpo lhe dá. Não só é licito sentir dor, raiva, medo ou tristeza, como é uma boa forma de prevenir o aparecimento de perturbações emocionais. Se sentir dificuldade em entrar em contato com as suas emoções e expressá-las apropriadamente, não hesite em procurar ajuda de Psicoterapia.


Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Fitoterapia, Acupuntura, Florais, Shiatsu, Massagem, Reflexologia, Cromoterapia, Cristalterapia
Feng Shuientre muitos outras…

Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedades. Fazendo uso de vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio.

É importante saber que dentro do Paradigma Holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, nem doutor. Por isso não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um Bom Terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir e respeitar o próximo, bem como ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um bom profissional.

Para escolher um Bom Profissional, precisamos saber a sua procedência e as necessidades que nós temos. Caso o Terapeuta seja bem Recomendado, cumpre com todos os quesitos da legislação, tem seus alvarás em dia e um local apropriado para atender, podemos confiar. Entretanto se o terapeuta não fez uma boa formação, não tem alvará, atende em locais inapropriados, fica difícil dar credibilidade a ele e de receber os benefícios deste trabalho.

Reiki…

THreiki3.jpg

A Origem do Reiki  

Dr. Mikao Usui foi quem nos trouxe esta Técnica…
Ele era estudioso de manuscritos antigos, e procurava entender as estórias de curas milagrosas, que lhe contavam. Em busca de uma resposta em como usar o Reiki, decidiu subir o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, Dr. Usui obteve uma resposta através de uma luz divina.
Após descer o Monte Kuriyama, ele passou pela periferia e lá curou muitas pessoas.

Ele passou os seus ensinamentos para o Dr. Chujiro Hayashi, um médico da Marinha Imperial, que depois montou uma clínica de Reiki em Tokyo para pessoas que necessitavam de cura. 

Dr. Hayashi, dividiu em etapas os ensinamentos do Reiki que lhe foi passado, assim facilitando o ensinamento e o aprendizado. Foi em busca de uma cura para o câncer que a Sra. Hawayio Takata conheceu a clínica do Dr. Hayashi. Antes do Dr. Hayashi morrer, ele passou os ensinamentos da técnica do Reiki para Sra. Takata, mais tarde formando se mestra da técnica Reiki. A Sra. Takata abriu uma clínica de Reiki no Hawai onde formou 22 Mestres. 

O Reiki está mudando e se desenvolvendo a cada dia, desde o tempo de Mikao Usui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata.  As pessoas estão conhecendo e tendo mais acesso à essa técnica maravilhosa de cura pelas mãos. A origem do Reiki precisa ser honrada, e ao mesmo tempo respeitando as mudanças do mundo, das pessoas e do planeta Terra. 

O que é o Reiki?

  • Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”.
  • O Reiki não é uma religião e nem uma crença.
  • Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. 

Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki.  Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. 

Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conexão com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente.
A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras.
Esta transformação permanece por toda a vida.

Uma vez que você foi iniciado, a Energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para o Equilíbrio. O corpo humano ou animal, radia calor e energia.  Essa energia é a força da vida chamada CH’I. 

O que melhora é a energia do Cosmos (Ki ou CH’I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH’I quer dizer “ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo…” CH’I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI.

A Energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma Energia Transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano, animal e plantas. 

Na Energia Vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de Energia Abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal, e sim Energia do Cosmo.

Acupuntura…

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

Processo de colocação das agulhas de acupuntura                                                                     Processo de colocação das agulhas de acupuntura

Para que serve…

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:

  • Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
  • Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Distúrbios de sono como insônia.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo.

Conheça os benefícios da Acupuntura: 

  •  Melhora a circulação sanguínea;
  •  Fortalecimento do sistema imunológico;
  •  Diminuição da necessidade de usar remédios;
  •  Prevenção de doenças;
  •  Aumento da expectativa de vida;
  •  Diminuição dos problemas hormonais;
  •  Diminuição dos distúrbios de sono;
  •  Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
  •  Suavização de estrias e celulites;
  •  Aumento da vitalidade e energia;
  •  Promoção do relaxamento;
  •  Diminuição do stress;
  •  Rejuvenescimento da pele;
  •  Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;
  •  Regulação dos batimentos cardíacos;

Acupuntura é uma terapia alternativa criada na China que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

É uma técnica utilizada como prevenção de inúmeras doenças, e apesar de provocar medo em alguns pacientes devido a utilização de agulhas, é um método seguro e com eficácia comprovada.

Acupuntura com agulhas no rosto                                                          Acupuntura com agulhas no rosto

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existe doença ou queixas físicas, e esta técnica pode inclusive ser feita em crianças, sendo nestes casos recomendada a utilização de laser em crianças com medo de agulhas.

As agulhas podem transmitir doenças?…

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.

Tipos de Acupuntura…

Existem diversos tipos de acupuntura, e cada uma apresenta uma função diferente:

1. Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

Acupuntura auricular com pequenas esferas                                                               Acupuntura auricular com pequenas esferas

2. Acupuntura estética…

No caso da acupuntura estética, esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

3. Acupuntura para emagrecer…

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

Quem pode realizar tratamentos?…

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga. Conheça os benefícios da acupuntura durante este período em Acupuntura na Gravidez. 

Animais como cães ou gatos também podem ser tratados com acupuntura, pois ela alivia dores, alergias, infecções nas vias respiratórias, problemas digestivos ou outras doenças, como rinite, por exemplo. 

Além da acupuntura, existem outras técnicas da medicina alternativa como a Acupressão, que tratam problemas e aliviam a dor. Saiba mais sobre a acupressão em Acupressão – Pontos chave para Aliviar a Dor. 

Florais…

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente para consumo oral, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. As essências florais são preparadas a partir de flores silvestres colhidas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementais se encontram intactas e, por isso mesmo, potentes/poderosas.

Preparo do floral da Desert Lily

O Que são as essências florais, como Atuam e o que nos Oferecem

Quando você utiliza uma essência floral, ela mobiliza em você a consciência de seus dons e potenciais que necessitam  ser desbloqueados, despertos ou fortalecidos. Atuam nos campos vitais, no corpo etérico, emocional, mental e na conexão com nosso Eu Espiritual.

Os florais são catalisadores do processo de evolução pessoal,  nos levam a identificar e transformar emoções e tendências negativas ou destrutivas, favorecendo o acesso a novas possibilidades da vida interior. Geram saúde, bem estar e acabam por nos abrir novos caminhos.

Shiatsu…

A palavra Shiatsu significa “pressão com os dedos”. A terapia é famosa no Japão e é popularmente conhecida como massagem oriental. O Shiatsu associa duas técnicas: as manuais japonesas, de pressão dos meridianos do corpo através dos dedos, e a própria teoria destes meridianos, da medicina chinesa, segundo a qual linhas longitudinais pelo corpo conectam pontos de acupuntura sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto e tranquilidade, tanto interna quanto externamente. O objetivo é trabalhar o bem-estar de uma pessoa, a chamada “felicidade interior”.

ORIGEM

Esse método terapêutico, criado em 1868, considera que é possível tratar e curar doenças físicas e psicossomáticas. A ideia é que a energia vital de cada um – conhecida pelos chineses como Chi e pelos japoneses como Ki – possa fluir de forma harmônica no corpo humano.

COMO FUNCIONA?

De acordo com a medicina chinesa, todos nós possuímos um corpo energético. Esse organismo contém canais de energia que se assemelham ao sistema circulatório humano. Em um corpo energético, ao invés do sangue circulando por veias e artérias, o que encontramos nesses canais é a energia vital, sendo distribuída para diversos pontos do corpo e por segmentos específicos chamados meridianos.

O objetivo do Shiatsu é verificar em quais pontos do corpo do paciente há acúmulo de energia, o que os terapeutas definem como Jitsu. Por meio da técnica, é possível identificar os pontos que estão carentes de energia, denominados Kyo, a fim de balancear esse fluxo e restabelecer a saúde do paciente.

O Shiatsu usa como forma de manipulação nos pontos ao longo dos canais energéticos (meridianos) a pressão com os dedos, polegares e palmas das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou de outro tipo.

APLICAÇÕES

O Shiatsu usa como forma de manipulação nos pontos ao longo dos canais energéticos (meridianos) a pressão com os dedos, polegares e palmas das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou de outro tipo.

Essa pressão aplicada sobre a pele corrige o mau funcionamento do organismo, além de promover e manter a saúde. Mas sempre vale ressaltar a importância de uma correta avaliação.

BENEFÍCIOS

Os benefícios do Shiatsu incluem desde a manutenção da saúde até a prevenção, integrando corpo e mente, tendo assim uma ação holística. Entre as doenças contra as quais ele é eficaz estão doenças renais, desequilíbrios intestinais e queimações no estômago, além de depressão, estresse e até autoestima. O foco da técnica – assim como o das práticas complementares e integrativas de saúde – é justamente tentar retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas. Já na primeira sessão, pode ser percebida uma diminuição da ansiedade, melhora do sono e uma sensação geral de bem-estar. Em geral, a frequência inicial é de uma sessão por semana, o que muda de acordo com a avaliação feita pelo profissional.

CONTRAINDICAÇÕES

Em mulheres grávidas, essa técnica deve ser aplicada com bastante critério. Até os 3 meses de gestação, o feto ainda está se formando, o que desaconselha qualquer tipo de massagem. Outras contraindicações gerais são pessoas com câncer, feridas abertas, varicoses (varizes), osteoporose e em período pós-cirúrgico.

***

Cristalterapia…

Os Cristais têm extrema semelhança com o nosso processo celular, que atualmente conhecemos como embriologia. São  embriologia. São condutores, amplificadores e geradores naturais de energia eletromagnética. Possuem a capacidade de absorver,refletir e irradiar diferentes frequências de luz e transferi-las sob a forma de íons à linfa e ao plasma sanguíneo. 

A Terapia com Cristais é uma Técnica Terapêutica onde se utiliza Pedras e Cristais que possuem propriedades eletromagnéticas com a capacidade de promover o equilíbrio vibracional físico, mental, emocional, energético e espiritual. 

O Cristal tem a capacidade de ampliar uma corrente elétrica que passe através do mineral, essa é a razão de sua utilização em computadores, cada vez menores, que necessitam de uma pequena corrente elétrica para funcionarem. 

Da mesma forma os Cristais se tornam extensões de nossas próprias vibrações, propagando campos de energia,semelhantes aos que circulam em nossas correntes vitais de energia, assimiladas e emitidas através do nosso campo áurico. 

Funcionam como um elo de ligação entre as Energias advindas de nossos corpos sutis (duplo etérico, corpo astral, corpo mental, corpo búdico e outros) para o nosso corpo físico, influenciando nossos atos, palavras e pensamentos, de forma favorável a Nossa Evolução.

Vivemos em um oceano de Energias, embora não tenhamos consciência da existência destas energias que nos circundam. Somos como um peixe que vive na água, mas ignora a existência da água. Nossos corpos emanam e captam frequências de energias de tudo e todos com quem interagimos: pessoas, animais, plantas, ambientes, astrológicas. 

Dependendo da sua natureza estas energias tanto podem nos auxiliar, como nos prejudicar. Toda vez que ficamos expostos a um padrão de energia desequilibrado, esta energia densa afeta nossos corpos provocando desequilíbrios energéticos, espirituais, emocionais, mentais e afetando nossos corpos físicos com doenças. 

Estamos constantemente expostos a radiações de ondas eletromagnéticas, emitidas por aparelhos eletrônicos, televisão, computadores, celulares, antenas de transmissão e satélites artificiais. Vivemos em edificações de concreto que nos protegem das intempéries (sol, chuva, vento), mas, ao mesmo tempo nos isolam e impedem de nos Restabelecermos nossa Energia com a Natureza. 

Afastamo-nos das fontes naturais de troca energéticas, nos fragilizando energeticamente, nos tornamos mais vulneráveis às doenças e desequilíbrios emocionais e espirituais. A natureza nos fornece tudo àquilo que precisamos para nos reequilibrar. Por isto o advento da Nova Era trouxe o retorno das Terapias Naturais.

A Terapia com Cristais / Pedras promove o Reequilíbrio Energético dos nossos corpos, corrigindo e redirecionando nosso padrão de Vibração Energética. Os Cristais envolvem com sua energia nossos corpos, alinhando os campos eletromagnéticos, absorvendo e transmutando as energias nocivas, e emanando e recarregando-nos com Energias Positivas necessárias para o nosso Reequilíbrio e Saúde.

***

Feng Shui…

Quem não quer Prosperidade, Saúde, Proteção, Sucesso e Abundância? A técnica chinesa de Harmonização de Ambientes veio de encontro a essas expectativas e, por isso, aprofunda suas raízes no Ocidente. Não demorou para que o Baguá, os Sinos de Vento, os Cristais, os Ideogramas e outros símbolos orientais fossem bem recebidos nas casas brasileiras, transformando a morada em lugar capaz de Atrair as Melhores Vibrações. A posição dos móveis, as cores e as formas são elementos fundamentais na criação de ambientes que provocam uma inexplicável sensação de Bem-Estar.

Um princípio básico do Feng Shui diz que a sujeira e a desordem afugentam as Boas Vibrações. Arrumar gavetas e papéis, se desfazer de coisas que não usa há mais de dois anos e consertar objetos quebrados são atitudes eficientes. Além disso, quando se está arrumando a casa, emoções e ideias também ficam mais claras. O Feng Shui é uma Filosofia de Vida que inclui fazer boas ações anonimamente e doar tempo para as pessoas menos favorecidas.

Como tudo começou…

Os primeiros conhecimentos do Feng Shui foram organizados na Escola da Forma. Baseada no Taoísmo, ela considera que tudo é composto dos Cinco Elementos da Natureza e a cada um deles corresponde uma forma: água, forma sinuosa; terra, quadrado; fogo, triângulo; metal, círculo ou esfera; madeira, retângulo ou linha reta.

Definição…
Ciência e arte chinesa, de origem filosófica Taoísta, que têm por objetivo organizar os espaços com o fim de Atrair Influências Benéficas da Natureza.
Segundo a crença do Feng Shui, as pessoas que buscam um equilíbrio com a Natureza, atraem Saúde, Prosperidade, Sorte e Disposição.
Mas o contrário também é verdadeiro, quando o ambiente não está em sintonia, os obstáculos da vida se multiplicam.
O Feng Shui funciona detectando as inflências de cada ambiente, podendo assim alterar o fluxo de Energia.

Os Objetivos do Feng Shui…

Preservar e guardar as influências Positivas que existem em um local, fazendo com que ela continue ali e irradie Boas Energias para o restante dos ambientes.
Reduzir ou aniquilar todo tipo de energia negativa que possa existir nos ambientes.

Fazer com que alterações arquitetônicas curem o ambiente e todos os moradores, estimulando as características Benéficas do local, através das Formas, Cores e Posicionamento de objetos e móveis.

O Visível e o Invisível…

Sabemos que existem mais coisas do que nossos olhos podem ver, e mesmo uma pessoa cética tem conhecimento das ondas Energéticas que nos cercam.

– “O visível e o invisível trabalham juntos no Feng Shui.”
Aspectos Visíveis…

Os aspectos visíveis fazem parte do grupo de coisas que podemos ver, tocar, sendo assim, tudo que podemos interagir de forma física e material.


Aspectos Invisíveis…

Você já entrou em um ambiente e sentiu uma sensação ruim?
Bom, essa sensação “inexplicável” é um aspecto invisível. Que é mais difícil de se identificar em um ambiente, mas tem uma importância maior que os aspectos visíveis.


Corrigindo Problemas…

O Feng Shui mostra que corrigir apenas os erros visíveis da decoração não traz resultados duradouros.
O necessário é fazer uma Correção Mútua, tanto das Energias, quanto dos objetos. E ai está a grande salvação do ambiente.
Através dessa Arte Milenar, encontramos os erros invisíveis do local, a boa notícia é que temos como identifica-los.
Com a ajuda de tudo que é visível, fazemos com que as Boas Energias permaneçam e se propaguem por toda sua casa!


O Feng Shui funciona?

A credibilidade do Feng Shui é gigante, afinal está entre os mais bem sucedidos a muito tempo. Não é atoa que inúmeras pessoas famosas e bem sucedidas são adeptas a técnica.
Dizem que a utilização desta técnica milenar em suas residências e em locais de trabalho, como em seus escritórios, consultórios e empresas, podem Melhorar a Energia, trazendo cada vez mais Sucesso.
Atrair a infinita Energia da Prosperidade age como uma alavanca na vida de cada pessoa em todas as áreas. Trazendo não apenas Benefícios financeiros, mas também Harmonia na Vida particular.

“Tudo se organiza, tudo entra no eixo, tudo se encaixa. E ai, o sucesso é apenas consequência desse equilíbrio total da vida.”
Feng Shui Para Todos…

A técnica chinesa não se limita apenas aos famosos e ricos, ela pode se adaptar a todos os ambiente e orçamentos.
Afinal, a ideia é que ela ajude a alavancar a vida de todos que se empenham em Proteger e Aumentar a Energia Positiva em seus Ambientes.
Assim deve ser aplicada em todos os locais onde exista a necessidade de Abundância e Prosperidade.

PROSPERIDADE…
Prosperidade entrando totalmente em sua vida!
Nossa tão falada e Almejada Prosperidade é mais Possível de se conseguir do que se imagina e alguns cuidados se fazem necessários.

Cromoterapia…

A Cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das Cores 
para Restaurar o Equilíbrio Físico e Emocional.  A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”

Historiadores afirmam que no Antigo Egito a cor – através dos raios solares – já era usada para o benefício do ser humano. Mais tarde, no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe conduziu uma pesquisa exaustiva a respeito das cores, concluindo que elas têm um determinado efeito.Ele concluiu que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante.
Contudo, a Cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje, está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante 3 minutos.

As sete cores usadas na Cromoterapia estão diretamente ligadas aos Chakras, que são considerados Campos de Energia que têm influência nas nossas emoções.

Significado:


Vermelho:
É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso,pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade.Pode despertar a sexualidade e erotismo.
Área de atuação:
– Ativa a circulação e estimula o sistema nervoso.
Está ligado ao Chakra Básico,que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Laranja:
É uma cor alegre e antidepressiva.
Área de atuação:
– Rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo.
Corresponde ao Chakra Umbilical,que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influência o processo de tomar decisões.

Amarelo:
É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco.Esta cor influência o dinamismo e a capacidade de expressão.
Área de atuação:
– Olhos,ouvidos,ossos e tecidos internos.

Está ligada ao Chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Verde:
É uma cor associada à natureza,tranquilidade,equilíbrio e saúde.
Área de atuação:
– Problemas cardíacos,dores de cabeça,insônias,etc.

É uma cor referente ao Chakra Cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Azul:
É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação.
Área de atuação:
– Baixa a pressão arterial,tem função analgésica .

Corresponde ao Chakra Laríngeo,que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Índigo:
É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão.
Área de atuação:
– Purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante.

É representada pelo Chakra Frontal,localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Violeta:
É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência.Promove a concentração e eleva a autoestima.
Área de atuação:
Acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações.

O Chakra correspondente é o Coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

Então, se você tem interesse em cuidar do corpo, da mente e do espírito, pesquise mais e procure a Terapia que mais lhe agradar. 
 
Conheça mais destas técnicas milenares de cura e equilíbrio e você verá o quanto elas auxiliam para a nossa saúde física e para o nosso Bem-Estar.
Amor, Luz e Paz


Therapeia (do grego) = tratamento e phyton = vegetal

É o estudo das Plantas Medicinais e suas técnicas de utilização e aplicações no tratamento e recuperação da saúde.

Como método Terapêutico, a Fitoterapia faz parte dos recursos da Medicina Natural, como na medicina popular e curas indígenas. Em sua forma mais rigorosa abrange os princípios e as técnicas da Botânica e Farmacologia.

Todo princípio ativo Terapêutico é Benéfico dentro de um intervalo e quantidade – abaixo dessa quantidade é inócuo e acima disso pode ser tóxico.
Ao contrário da crença popular, o uso de Plantas Medicinais não é isento de risco. Além do princípio ativo Terapêutico, a mesma planta pode conter outras substâncias tóxicas que podem induzir a reação alérgica, pode haver contaminação e interação com outras medicações, podendo assim trazer danos à saúde.
Sabiamente Bem Empregado pode nos trazer Alivio, Conforto e Recuperação a tantos desconfortos físico, psíquico e orgânico.

PLANTAS MEDICINAIS…

As plantas medicinais, são aquelas que podem ser usadas no tratamento para a saúde. As partes ou os extratos destas plantas são utilizados em: chás, pomadas, cremes, comprimidos, cápsulas, tinturas, etc. 

Os remédios que derivam de plantas são usados desde a pré-história. Foram encontrados registros deste tipo de medicamentos em quase todas as culturas. 

O que as plantas fazem é, através do seu metabolismo, produzir substâncias a partir dos nutrientes que obtêm do meio. Os metabólitos secundários que se obtêm das plantas medicinais são aqueles compostos de uso Terapêutico. Por norma, os compostos úteis encontram-se em certas partes da planta, como as suas sementes, as suas raízes, as suas folhas ou as suas flores.

OBSERVAÇÃO…

Mesmo sendo Ervas, Condimentos… Não use sem controle, consulte uma Terapeuta Holística habilitada em Fitoterapia, profissional Capacitada para lhe Orientar e Recomendar as Ervas e Dosagens corretas, pois cada caso é único. O citado no Blog é apenas para informação. Cuide-se com Responsabilidade, sua Saúde é sua Vida.

O Reino Vegetal é Fonte de Saúde. Deve Ser Utilizado Com Conhecimento e Sabedoria!…

Trofoterapia…

Há centenas de anos um homem chamado Hipócrates, que mais tarde recebeu o título honorífico de “Pai da Medicina”, disse:

Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.
Ficava fundamentada através deste conselho didático, uma das mais importantes Ciências Terapêuticas conhecidas, a Trofoterapia.

Qualidade de Vida…

Eliminar Toxinas do Organismo é obter Saúde e Bem Estar!
A Eliminação de Toxinas pode ser muito bem empregada com uma Alimentação Balanceada e Compatibilizada Bioquimicamente.
Compreendendo as chamadas Leis Naturais da Alimentação, o ser humano pode descobrir um verdadeiro oásis medicinal.
Alimentar-se é uma necessidade fisiológica de todo ser vivo. Alimentar-se Bem e com Harmonia é, além de prazer, a chave para a prevenção de muitas enfermidades que afligem o ser humano da era moderna.

Terapia Vibracional…

A Terapia Vibracional é para o Equilíbrio do Corpo, Mente e Espírito….O termo Vibracional designa as práticas que utilizam Frequências Energéticas como Terapêutica.

Um Tratamento Bioenergético Sutil

O termo vibração provém do latim “vibratione” significando ato ou efeito de vibrar, oscilar, trepidar, balançar, estremecer, tremer, pulsar, soar, etc.

Em termos de Terapia vibracional, podemos acrescentar:

Sutil  * Qualidade do que é imperceptível aos nossos cinco sentidos e que portanto, pode atuar nos nossos corpos sutis, tais como, o emocional e o espiritual. O corpo físico é palpável, o corpo emocional e o espiritual, não. No entanto, a maioria das doenças do corpo físico tem origem nos corpos sutis.
A palavra sutil lembra ainda uma certa magia, entendendo magia, como um profundo conhecimento e integração com as forças sutis da natureza, que os nossos sentidos grosseiros não conseguem perceber.
Uma interação com uma Energia Sutil, mas poderosa, que pode nos levar a padrões mais saudáveis, alcançando um estado equilibrado emocional.

Energia Universal Inteligente que amplia a consciência trazendo cura através das causas. Seu principal objetivo é fazer a ponte entre a Energia Universal e a Vital, funcionando como uma Energia Inteligente, que flui para onde existe a necessidade através da Harmonização de todos os aspectos.
A terapêutica consiste em um sistema de cura Energética Vibracional que utiliza a imposição das mãos para transmitir a Energia Universal ou Cósmica.

Vivemos um momento planetário desafiador. Hoje, manter o Equilíbrio significa Vencer uma batalha pessoal a cada dia. Em contrapartida, temos ao nosso dispor tantas ferramentas e conhecimentos, antes restritos a grupos esotéricos e a Iniciados. Terapias Vibracionais como a Cura Prânica, a Terapia Floral, o Reiki, a Barra de Access e outras com uma abordagem integral estão cada vez mais difundidas e acessíveis. Inclusive, muitas delas já reconhecidas pela OMS -Organização Mundial de Saúde.

É cada vez mais urgente que busquemos a religação com a Fonte. O Autoconhecimento é o Caminho. Assim, poderemos identificar e transformar nossas emoções inferiores, evitando que a desarmonia gere a doença.

Sem que haja um Equilíbrio Perfeito em todos os níveis Energéticos – físico, emocional, mental e espiritual – não há como experimentar verdadeiramente aquilo que chamamos de “Bem-Estar”.

Esse princípio, acaba por exigir que diversas técnicas se associem com um mesmo objetivo. Por sermos compostos por vibrações específicas – cada corpo, cada órgão, enfim, cada átomo – tornamo-nos ajustáveis.

Aqui você vai conhecer essas técnicas, saber quando elas podem ser usadas e também irão saber o que há de mais atual nessa área. O ponto mais importante para que constantemente haja atualizações e reformulações tornando este trabalho uma ferramenta viva, é a constante pesquisa e a dedicação aos cuidados Terapêuticos. E tudo isso está a sua disposição.

O corpo humano é composto de vibrações eletrônicas. Cada átomo e elemento do corpo, cada órgão e organismo tem sua unidade eletrônica de vibração necessária a manutenção e ao equilíbrio desse organismo específico. Cada unidade, portanto, sendo uma célula ou uma unidade da vida em si mesma, tem a capacidade de se reproduzir pela primeira vez, conhecida como lei da reprodução e divisão. Quando a habilidade de reproduzir o equilíbrio necessário à manutenção da existência física e da sua reprodução decresce em qualquer órgão ou elemento do corpo, essa parte se toma deficiente em energia eletrônica. Isso pode acontecer devido a ferimentos ou doenças provocadas por forças externas. Mas também pode provir de forças internas, através da falta de eliminação de elementos produzidos no sistema ou por outros agentes que falham em atender às exigências do corpo!

Benefícios

Restaura a Saúde e o Bem-Estar em todos os sentidos, desfazendo a desarmonia instalada por bloqueios de diversas naturezas. Também inicia e/ou acelera a cura e harmonização de nossas disfunções, além de proporcionar e ser uma grande ferramenta de Crescimento Pessoal, Evolução e Paz Interior. Alivia tensões, stress, trazendo Proteção Energética e Espiritual, como também Abertura da Intuição.

Qualquer pessoa pode se tornar melhor e mais feliz! O autoconhecimento é um exercício de aperfeiçoamento interior. Quando nos conhecemos melhor e há compreensão do que somos, de onde viemos, para onde vamos, e há aceitação . Mudamos a forma de ver se ver e ver a vida. Toda escolha são feitas por nós mesmos… Atitudes são mais importantes que fatos.  Mais do que qualquer outro aspecto,  são nossos pensamentos que criam nossas atitudes e a realidade no mundo ao nosso redor.  Se estamos  negativos é porque você decidiu estar negativo  e não por causa de outras pessoas ou circunstâncias. Mas, se decidimos ser positivos, iniciamos ciclos de paz, crescimento, harmonia, sabedorias e felicidade. Está atento a nós mesmos é mais importante que olhar pra fora. Olhar pra dentro nos torna mais fortes e equilibrados para viver. ~Elciene Galindo~

Elciene Galindo.

Psicoterapeuta Transpessoal, especializada em Aconselhamento Terapêutico. Atendimento individual, grupo, familiar, profissional, empresas, escolar, hospitalar, adulto, criança, adolescente e Consultoria. 
Consulta para Problemas de Dequilíbrio Emocional, Transtornos Psíquicos, depressão, traumas, Toc, Insônia, etc…                                     
Técnicas utilizadasPsicanálise, Aconselhamento Terapêutico, Terapia de vidas Passadas, Hipnoterapia, Acupuntura, Florais, * Radiestesia, Fitoterapia, Reiki * Energização Corpo, Mente e Espírito, Limpeza e equilíbrio da Aura. Feng Shui, EFT, Cristalterapia,  Reflexologia, Harmonização dos Chakras, Detox, Práticas de Yoga, Meditação, Terapias Vibracionais, Magnetoterapia, e outros.                                    
Atendimento presencial ou online à ser agendado por email.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s