O que é Reiki???

Resultado de imagem para Mãos de LuzNo Reiki, a energia atravessa os chakras Coronário e Cardíaco para ser transmitida pelas mãos…

Segundo praticantes, o Reiki é uma técnica de canalização da energia universal, repassada através do toque e imposição das mãos. O nome Reiki significa Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). O objetivo dessa prática é restabelecer, por meio de limpeza, desbloqueio e ativação de seus chakras e meridianos, o equilíbrio energético vital “Ki” da pessoa que recebe o tratamento, harmonizando-a e equilibrando-a energeticamente para ativar o sistema de auto-equilíbrio e restaurar a saúde.

ORIGEM

Essa prática, redescoberta no Japão no início do século XX, remonta a antiga arte budista de canalizar a energia através das mãos. A captação dessa energia se dá por uma sintonização mental, em que a energia entra pelo chakra Coronário do reikiano, localizado no alto da cabeça, passa pelo chakra Cardíaco, localizado na área do coração, e de lá é distribuída para as mãos, por onde é transmitida a energia Reiki para outra pessoa – o cliente, no caso.

COMO FUNCIONA?

Na aplicação do Reiki há uma recomposição da energia vibracional da pessoa, também conhecida como aura. Como a vibração da energia Reiki é de frequência mais alta, as energias dissonantes tendem a buscar o equilíbrio, ou seja, aumentar o padrão vibratório, limpando e reativando nossos centros de energia, meridianos e padrões energéticos. Dessa forma, a energia flui em perfeita harmonia e equilíbrio.

BENEFÍCIOS

As forças de frequências mais lentas podem ser causadas pelas disfunções e desequilíbrios emocionais, mentais e físicos. O Reiki ajuda a revigorá-las, ajudando a eliminar bloqueios e promovendo o equilíbrio do ser, de forma gradual e uniforme. Essa técnica direciona as energias necessárias aos pontos do corpo que mais necessitam de tratamento.

“Essa técnica direciona as energias necessárias aos pontos do corpo que mais necessitam de tratamento.”

Como o Reiki traz à tona a verdade de cada um e uma maior compreensão de seu universo pessoal, eliminam-se conflitos internos e externos. A partir daí, a pessoa reassume o seu bem-estar e a sua ligação de amor consigo mesma, retornando ao seu estado original de equilíbrio, saúde, sucesso, harmonia, paz e felicidade.

Quando nós absorvemos ou retemos energia em forma de emoções negativas, como mágoas, medos, raiva ou inveja, podemos não nos dar conta disso, até que essas energias negativas cheguem ao nível físico, causando incômodos, dores e desequilíbrios. Para interromper esse processo, devemos identificar por que atraímos esse tipo de sentimento, para revertê-lo. Primeiro devemos criar emoções menos nocivas, depois passar pelas neutras e, finalmente, chegar a um nível positivo. A reação natural do corpo físico é, neste caso, o de se equilibrar.

APLICAÇÕES

O Reiki pode ser usado tanto para a autoaplicação quanto para aplicação em outras pessoas, ambientes, objetos e animais. Quando se aplica o Reiki, tanto o reikiano quanto a outra pessoa se beneficiam dessa energia.

“Quando se aplica o Reiki, tanto o reikiano quanto a outra pessoa se beneficiam dessa energia.”

Todo esse processo ocorre sem perda de energia (Ki) por parte do reikiano, pois a energia utilizada não é a dele, mas a do Universo, portanto não há desgaste. A energia Reiki que passa através dele para a outra pessoa ou ambiente, também o equilibra.

Esta terapia que cuida da pessoa como um todo, atuando nos níveis físico, emocional, mental, e espiritual. Em caso de problemas nesses setores, vale procurar a ajuda de um terapeuta. Desde que haja dedicação, qualquer pessoa pode estudar para aplicar o Reiki em si e nos outros. O objetivo é contribuir para harmonizar alguma área da vida, com base no dia a dia de cada um.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

O Reiki pode complementar todos os tipos de tratamentos e terapias, sejam eles de saúde ou holísticos, ampliando os efeitos positivos dessas técnicas sem qualquer contraindicação.

CURIOSIDADES

Não é necessário acreditar no Reiki para que ele se propague ou faça efeito. A terapia independe de nosso estado físico, mental ou emocional para agir. O Reiki não é nenhuma doutrina ou religião, não está vinculado a nenhuma seita ou tradição e não se submete a nenhuma outra lei que não seja a da Energia Cósmica Universal, a Luz Pura e Divina.

Quando se é iniciado em Reiki, a pessoa desperta a sua essência, a sua ligação com o Cosmo. É um ato de união entre a essência divina do universo e a essência divina do seu ser. Ser reikiano é transcender os limites que os sentimentos e pensamentos mal resolvidos causam ao ser humano, é se colocar em plena harmonia com o todo.

REIKI E AS NOSSAS EMOÇÕES…

Nós, adultos, nos acostumamos a guardar nossas emoções, não demonstrá-las, escondê-las, abafá-las. Isso porque aprendemos assim. Desde criança ouvimos: “Engole esse choro!”, “Não faça essa cara!”, “Que bobeira é essa?”. À medida que crescemos e experimentamos novas situações e sentimentos, alguns deles negativos e bem marcantes, vamos fazendo exatamente o que nos foi ensinado: guardar, esconder e abafar. É assim que aprendemos a lidar com as nossas emoções. Acumulando e guardando sentimentos negativos. Com isso, os sentimentos de amor, carinho, empatia, solidariedade, todas as nossas emoções positivas vão sendo cercadas. O nosso centro das emoções, o coração, estão aberto só por uma frestinha, somente o necessário, o mais seguro.

Mas isso cobra seu preço. Além de experimentar a vida, só um pouquinho, agora muitos de nós não conseguem nomear o que sentem, muito menos por que sentem.

O Reiki é uma técnica suave e natural que nos ajuda a buscar uma maneira melhor de lidarmos com nossas emoções. Dizemos que a energia Reiki é uma energia inteligente, ela vai para quando e onde for necessária. Sua alta vibração energética desaloja as mais densas, ou seja, os sentimentos negativos guardados e escondidos vão sendo modificados suavemente para alcançar um nível mais elevado ou se dissipar. Um a um, esses sentimentos vão se apresentando para serem trabalhados. Com a ajuda do Reiki temos o suporte para identificar e aprender a lidar com eles de forma mais consciente e saudável.

COMO USAR A ENERGIA REIKI PARA TRABALHAR OS SENTIMENTOS GUARDADOS

Normalmente, com o Reiki, acontece primeiro uma faxina geral. Vamos lidar com os sentimentos guardados como mágoas, frustrações, raiva, tristeza, ciúme, etc. Pois não dá para “arrumar a mesa sem limpar os pratos”. Depois, a energia Reiki fornece segurança e alimento energético para que os sentimentos positivos cresçam e nosso centro energético do coração se abra. Pouco a pouco nos abriremos para uma vida mais plena, com segurança e naturalmente. Fonte

Mãos de Luz-Livro em Pdf

REIKI É ENERGIA UNIVERSAL

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Mestre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conexão com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a meia hora, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida.

REIKI E CROMOTERAPIA EQUILIBRA CHAKRAS DO CORPO…

Em uma sessão terapêutica, quando aliamos duas terapias energéticas, o resultado e os benefícios são inúmeros. Podemos potencializar muito os seus efeitos quando as utilizamos em conjunto. Um exemplo é a junção do Reiki com a Cromoterapia. Ambas técnicas são energéticas e, quando aliadas, trazem equilíbrio físico, mental e, claro, energético.

Podemos equilibrar nossos centros energéticos, os Chakras, utilizando as cores, durante uma sessão de Reiki. Para isso, na imposição das mãos podemos mentalizar e visualizar a cor que estimula cada um dos 7 Chakras principais do nosso corpo, imaginando-a penetrando em movimentos circulares durante alguns minutos. Outra forma é utilizar uma lanterna com filtros coloridos, deixando no máximo de 1 a 2 minutos em cada Chakra, de acordo com a cor de cada um.

Para perceber alguns dos benefícios, como equilíbrio, tranquilidade, calma, melhora dos quadros de ansiedade e na qualidade do sono, é necessário fazer pelo menos uma sessão por semana, durante 8 semanas. Que tal experimentar e depois nos contar como foi, suas sensações e os benefícios que obteve com o tratamento?

EXERCÍCIO SIMPLES DE YOGA TAMBÉM EQUILIBRA CHAKRAS

Uma outra dica para equilibrar os Chakras é um exercício muito praticado nas aulas de Yoga e que pode ser feito em casa, pelo menos 1 vez ao dia pela manhã, ou ainda, 1 vez na semana: sente-se em posição de lótus e faça algumas inspirações e expirações, entrando quase em estado meditativo. Mentalize cada Chakra e repita 3 vezes o mantra correspondente, em voz alta, visualizando a sua cor. O exercício ajudará a harmonizar e equilibrar todos os 7 Chakras principais.

reik1 – Chakra Básico / 2 – Chakra Esplênico / 3 – Chakra Plexo Solar / 4 – Chakra Cardíaco / 5 – Chakra Laríngeo / 6 – Chakra Frontal / 7 – Chakra Coronário

Anote os mantras e a cor correspondente de cada Chakra:

1º Chakra – BÁSICO

  • Mantra: LAM
  • Cor: vermelha

2º Chakra – ESPLÊNICO

  • Mantra: VAM
  • Cor: laranja

3º Chakra – PLEXO SOLAR

  • Mantra: RAM
  • Cor: amarela

4º Chakra – CARDÍACO

  • Mantra: YAM
  • Cor: verde

5º Chakra – LARÍNGEO

  • Mantra: HAM
  • Cor: azul

6º Chakra – FRONTAL

  • Mantra: OM
  • Cor: azul índigo

7º Chakra – CORONÁRIO

  • Mantra: AUM
  • Cor: violeta

Se você for Reikiano, pode aliar ainda os símbolos do Reiki durante a prática meditativa.

SÍMBOLOS DO REIKI

O Reikitécnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos – tem como principal objetivo energizar e harmonizar os corpos físico, emocional, mental e energético de quem o recebe. No momento da aplicação da técnica, o reikiano (profissional que aplica o Reiki) mentaliza símbolos específicos e os desenha de forma imaginária com as mãos, além de repetir o nome de cada um.

A função desses símbolos é ajudar o profissional a se conectar com o Reiki e concentrar energia nos campos energético, emocional, mental e físico de quem recebe a aplicação da técnica. Isso causa uma série de benefícios nas pessoas que se submetem à terapia, como relaxamento, sensação de paz, aumento de energia, maior clareza mental e alívio de dores e desequilíbrios físicos. Também equilibra e harmoniza, fazendo com que cada um compreenda sua verdade interna.

Cada símbolo possui um nome, uma forma específica de ser traçado, um campo de atuação e uma função diferente. E vale reforçar que a pessoa que recebe o Reiki não precisa conhecer os símbolos para sentir os efeitos da técnica. Apenas quem o aplica – ou seja, o reikiano – é que necessita ter um conhecimento profundo dos símbolos, para utilizá-los como auxiliares no processo de canalização de energia. Somente depois do curso de iniciação da técnica o estudante se torna apto para aplicar o Reiki em outras pessoas, animais, plantas ou ambientes.

SÍMBOLOS DO REIKI SÃO SAGRADOS

Os símbolos do Reiki não diferem de qualquer outro símbolo e até bem pouco tempo atrás eram considerados secretos. Porém, com a globalização de toda e qualquer informação, os conhecimentos e os símbolos vieram a público e estão disponíveis para todos. No entanto, eles continuam sagrados e dignos do nosso imenso respeito e gratidão. Por isso, devem ser usados com todo o amor, pela sua força e ação no universo.

De acordo com os conceitos da psicologia junguiana, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. Além dos símbolos (pessoais) encontrados em sonhos ou fantasias de uma pessoa, há também símbolos coletivos importantes, que são geralmente encontrados nas imagens religiosas e culturais, como por exemplo: a cruz, a estrela de seis pontas, a espiral e o círculo. Os símbolos representam conceitos que não podemos definir com clareza ou compreender plenamente, pois abrangem conteúdos maiores que as palavras conseguem explicar.

MANTRAS NO REIKI

No curso de nível 2 do Reiki o participante aprende três símbolos e seus nomes/mantras. No terceiro nível, mais um símbolo e mantra são ensinados. Assim, no total são quatro mantras e símbolos utilizados (e aprendidos)no sistema de Reiki tradicional. Naturalmente, com o progresso através dos níveis do aprendizado adquire-se informação, conhecimento e prática. Os símbolos não são necessariamente secretos, mas também não são compartilhados até que o reikiano-praticante chegue a um nível adequado de compreensão.

O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS

A partir de agora você poderá conferir uma série de artigos sobre os símbolos do Reiki. Neste primeiro momento abordaremos um dos símbolos mais utilizados na técnica: o “Cho-Ku-Rei”.

 Resultado de imagem para simbolo reiki nivel 1

Símbolo do Cho-Ku-Rei

CHO-KU-REI

Definição: O Interruptor de Luz.

Cor: Deve ser mentalizado preferencialmente na cor dourada, mas pode ser usado em outras cores, de acordo com a posição ou o Chakra da pessoa que está recebendo a técnica.

Conceitos: Energia vital universal, luz divina, aqui e agora, início ou entrada de luz, estágio da geração. Meditação até que haja interação entre a mente e o mundo. União com o todo, o “grande vazio”, desprendimento do plano terrestre. O primeiro passo, a primeira experiência.

Utilização: O Cho Ku Rei é um maravilhoso símbolo de proteção. Se você é reikiano, é muito bom utilizá-lo todos os dias ao acordar e antes de dormir, como se você enviasse luz para seu dia pela manhã, e luz em agradecimento à noite.

Quem não é reikiano, pode mentalizar o símbolo Cho-Ku-Rei para buscar mais luz na sua vida.

O Cho-Ku-Rei pode ser utilizado em todas as posições durante a aplicação do Reiki ou em qualquer pessoa ou região de seu corpo. Afinal, o símbolo significa “luz”, e é sempre bom enviar ou receber essa energia. Fonte

Cho Ku Rei

É o nome do símbolo Usui de aumento do poder. O nome do símbolo do poder significa: “Ponha todo o poder no universo aqui.”

Yantra

Cho-Ku-Rei

Mantra

  • Cho-Ku-Rei
  • Cho-Ku-Rei
  • Cho-Ku-Rei

Mudra

Desenhar o yantra com os dedos unidos pela polpa digital e à mão livre no espaço e o tocar com as mãos em forma de concha por três vezes à entoação do mantra e o aplicar com as mãos em concha.

Sei He Ki

É o nome do símbolo Usui mental/ emocional/ proteção/ purificação.

Dragão da proteção. Mantra: SEI HE Ki. Significa: Deus e a Humanidade são uma só pessoa. 

Sua origem é Budista. Este símbolo é muito importante, é usado principalmente em cura EMOCIONAL. É chamado também de Símbolo Emocional. Seu uso constante equilibra os lados direito e esquerdo do cérebro, dando harmonia e paz. É especialmente usado para curar problemas de relacionamentos e também em qualquer situação de disfunções mentais, emocionais como: nervosismo, medo, depressão, angústia, tristeza, etc.

 O Sei-He-Ki penetra em todas as camadas da nossa mente, busca os padrões de pensamento e de sentimentos negativos para modificá-los e transformá-los. 

Cor é o verde, é a cor de cura do coração.

 Pode ser mentalizado na cor que considerar adequada para o tratamento que esta sendo feito. Pode ser invocado para proteção e purificação. O símbolo Sei He Ki  entra pelo plexo solar, daí  de vez quando devemos mentalizar  o amarelo,  ajuda a equilibrar pensamentos e emoções.  Mentalize a verde e raios de luz dourada (sabedoria e espiritualidade)  espalhando  e fluindo em cada poro de todos os corpos.

 O  Chakra  correspectivo

1 – Anahata  – 4º Chakra – Cardíaco (Anahata) – Chakra do Coração

Yantra

Sei-He-Ki

Mantra

  • Sei-He-Ki
  • Sei-He-Ki
  • Sei-He-Ki

Mudra

Desenhar o yantra com os dedos unidos pela polpa digital e à mão livre no espaço e o tocar com as mãos em forma de concha por três vezes à entoação do mantra e o aplicar com as mãos em concha.

Hon Sha Ze Sho Nen

É o nome do símbolo que elimina a distância física ou temporal. 

HON-SHA-ZE-SHO-NEN – Símbolo da conexão à distância. Mantra: RONSAZECHONEM. – A luz em mim se estende para a luz em você a fim de promover iluminação e Paz.

Sua origem é do Kanji Japonês. Símbolo relacionado ao Corpo Mental. Este símbolo é como os demais, de grande importância, dirige a energia Reiki para a cura a distância, cura sem toque, cura ausente. Este símbolo abre uma porta infinita para a transformação, pois, com a ligação que efetua com o passado e futuro, permite desobstruir todas as coisas que impedem o equilíbrio. 

O símbolo Hon-Sha-Ze-Sho-Nen permite ir a qualquer tempo ou lugar e usando o símbolo Sei-He-Ki mudar os padrões mentais e emocionais e logo após limpá-los com símbolo Cho-Ku-Rei.

 Sua cor é o azul.  Mentalize  azul e raios de luz dourada (sabedoria e espiritualidade) espalhando  e fluindo em cada poro de todos os corpos.

 O  Chakra  correspectivo 

1- Visuddha – 5º Chakra – Laríngeo 

2 – Ajna – 6º Chakra – Terceiro Olho

Yantra

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen

Mantra

  • Hon Sha Ze Sho Nen
  • Hon Sha Ze Sho Nen
  • Hon Sha Ze Sho Nen

Mudra

Desenhar o yantra com os dedos unidos pela polpa digital e à mão livre no espaço e o tocar com as mãos em forma de concha por três vezes à entoação do mantra e o aplicar com as mãos em concha.

Dai Koo Myo

É o nome do símbolo Usui de mestre. Este símbolo possui muitas traduções, porém na “Enciclopédia da Filosofia e Religião Oriental” é traduzido como: “casa do tesouro da intensa luz resplandecente”. O nome do símbolo pode significar: “Grande Ser do Universo brilha em mim” ou literalmente: “Grande Luz Brilhante”.

DAI-KOO-MYO – Mantra: DAIKOOMIO. – No terceiro nível, os alunos são sintonizados com a energia do “Daí-Koo-Myo”, a energia do Mestre Interior, símbolo da sintonização espiritual com o universo é a cura da alma. Amplificador dos outros três símbolos, a partir deste momento o Canal Reikiano faz o seu tempo. Esse estágio é a preparação para o nível de Mestre. 

 Sua cor é o branco e dourado  – Conectar-se com a Energia Reiki, visualizando um tubo de Luz branca ou dourada descendo desde a Divindade Suprema.

Para sentir um pouco da energia do Dai-Ko-Myo, focalize-se no centro do símbolo durante alguns segundos. Depois feche os seus olhos, respire fundo e mantenha os olhos cerrados por alguns segundos.

 O  Chakra  correspectivo 

1- Sahasrara  – 7º Chakra – Coronário (sahasrara)

Yantra

Dai-Koo-Myo

Mantra

  • Dai Koo Myo
  • Dai Koo Myo
  • Dai Koo Myo

Mudra

Desenhar o yantra com os dedos unidos pela polpa digital e à mão livre no espaço e o tocar com as mãos em forma de concha por três vezes à entoação do mantra e o aplicar com as mãos em concha.

Dai Ko Myo

é o nome do símbolo tibetano de mestre.

Yantra

Dai-Ko-Myo

Mantra

  • Dai Ko Myo
  • Dai Ko Myo
  • Dai Ko Myo

Mudra

Desenhar o yantra com os dedos unidos pela polpa digital e à mão livre no espaço e o tocar com as mãos em forma de concha por três vezes à entoação do mantra e o aplicar com as mãos em concha

Apresentamos também  todos os símbolos num gráfico para fins de melhor visualização:

    YANTRA
MANTRA
SIGNIFICADO
NÍVEIS DE ATUAÇÃO
FORMAS DE ATUAÇÃO
FUNÇÃO
  Choku Rei Energia cósmica universal
aqui e agora.
Plano

físico

Potencializa a energia, seu padrão vibratório. Sanear o campo áurico do ser e do ambiente.
  Sei Re Ki “Chave do universo” “Reunião de Deus
com o homem”.
Subconsciente e emocional.(chacra cardíaco e plexo solar) Introduz a divindade na energia humana e a linha os chacras superiores. Cura de bloqueios emocionais impregnados na aura.
  Hon Sha Ze Sho Nen “A divindade que
existe em mim,
saúda a divindade
que existe em você” “A casa da Luz Brilhante (A casa de Deus) venha a mim neste momento (imediatamente).
Consciente

e

Mental

Sanear o Karma, Descobrindo e resgatando-o. Enviar Reiki à distância, sem barreira de espaço e tempo.
  Dai Koo Myo “Nos levando de
volta a Deus” “Deus (Grande
Ser do Universo),
brilhe sobre mim
e seja meu amigo”
Espiritual Fazendo uma conexão, um aponte imediato entre o “Eu físico” e o “Eu superior”. Cura da alma. Intensificador da captação da energia Reiki, ampliando e acelerando os efeitos dos símbolos Choku Rei, Sei Re Ki e Hon Sha Ze Sho Nen. Torna o volume de energia ilimitado.
Encerramos  este texto com alegria no coração, posto que ao escrever, também recordamos todos os ensinamentos  das iniciações. 
Ficamos aqui, remetendo os melhores abraços a todos.
Saudações Reikianas!
Nô Reikiana
Este assunto abordado e remetido por minha Mestra Moni e  também foi encontrado nestes sites abaixo indicados.

Fonte: 

  1. http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p_reiki.html
  2. http://www.personare.com.br/entendendo-os-simbolos-do-reiki-m3604
  3. http://reikimt.wordpress.com/2009/08/12/reiki-iniciacao-integrada-com-todos-os-simbolos/
  4. http://www.reikiactivo.com/pt/reiki/simbolos/mestre
Anúncios

Uma ideia sobre “O que é Reiki???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s