Noosfera, consciência e realidade…

Se todos falassem a verdade, e ninguém mentisse, haveria miséria no mundo?

brain-picture

Um texto para se mergulhar em lucidez!

 

Noosfera….

O Universo é uno e indivisível.
Cada um sente o universo de acordo com as suas limitações.
Se a visão é ampla, o universo será amplo.
Se a visão é restrita, o universo será restrito.
Cada um vê o universo de acordo com o seu grau de conhecimento ou ignorância.
Cada um é responsável para ampliar o seu universo.
Assim fazendo, estará ampliando a consciência coletiva, trazendo frutos à humanidade.

Se todos falassem a verdade, e ninguém mentisse, haveria miséria no mundo?

Se todos cumprissem com a palavra, e se as ações refletissem as palavras e os pensamentos, haveria miséria no mundo?

Saberá quantos anos levarão para que o homem entenda que não são necessários deuses, messias, profetas, budas. Será tão difícil a emancipação da infantilização divina?

Derramaremos ainda muito sangue se as crianças dentro dos dirigentes mundiais não aprenderem a compartilhar a sua merenda.

Do que adianta a hipocrisia num mundo descaradamente hipócrita? É muito mais inconveniente ser singelo e sincero.

A razão está nas mãos dos mais fortes. Os mais fracos simplesmente se contentam com a insanidade.

Aqueles que usurpam a razão, o discurso, a justificativa, a retórica, se munem da filosofia somente para esconder as sombras das intenções do seu coração.

Justificativa sempre há, por mais nefasta que seja a vontade e o objetivo. Basta buscar, montar, estruturar e convencer a si mesmo que certos princípios podem ser atropelados em nome da ciência ou da filosofia.

Os nórdicos europeus não são familiarizados com o discurso e a retórica, pois o seu pragmatismo não permite. Já os latinos não são familiarizados com a pragmática, pois o seu excesso de discurso e retórica não permite.

Os chineses dominaram os mares antes dos europeus, com naus oito vezes maiores que as caravelas de Cabral. Se a China não tivesse abandonado a saga marítima, estaríamos falando chinês hoje?

A chegada dos europeus ao Novo Mundo foi um confronto entre uns que tomavam banho e outros que não tomavam banho. Os que não tomavam banho dizimaram os habitantes do Novo Mundo com as suas doenças.

Quando o Oriente se tornar o Ocidente, o Ocidente se tornará o Oriente.

O mundo inteiro planta, colhe, constrói, transforma bens e labuta muito para pagar as suas contas. Os norte-americanos simplesmente pagam as suas contas imprimindo dólares e comprando o que o mundo produz.

Queremos o Brasil unido, pois o “Brazil” está nos alienando.

Os escravos da cidade de Atenas sabiam que a democracia era uma coisa para os cidadãos, homens de bens e de posses. Onde está a nossa cidadania?

Quando se esquenta o debate, perde-se a razão. Quando se esfriam as paixões, já não há mais razão de ser.

Ilegal é sempre imoral, para conveniências circunstanciais. Imoral ou amoral nem sempre é ilegal, muitas vezes legal para a conveniência de poucos.

Os sábios se contentam com nenhum reconhecimento, os intelectuais muito reconhecimento, os esforçados ainda buscam o queijo no labirinto.

Quanto mais cautela, mais rigor, mais ciência, menos espontaneidade, menos erro. Um erro genético causou a mutação de um primata que evolui como homo sapiens sapiens.

Quantos elementos existem no universo? Depende de quantos universos existirem num elemento.

Quantos passos são necessários para a eternidade?
Depende como se faz a pergunta, pois a resposta é condicionada pela pergunta.

Hoje é um dia feliz. Amanhã também.
Tudo vai depender do que sente o seu coração.

Sorrir é bom. Não custa nada. Aumenta os níveis de serotonina e endorfina, e não faz mal para o bolso.
Quantos passos para a felicidade? Nenhum. Você está sentada nela!!

Qual o tamanho do seu ego? Pode ser perigoso se for maior que a sua pessoa.

Caça ao tesouro. Quem estiver vivo, já encontrou.

Quantas palavras boas são necessárias para se construir um sonho, uma realidade?
Só sei que basta uma palavra ruim para destruir.

Felizes os monges budistas que aprendem a falar a coisa certa, na hora certa, no lugar certo, para a pessoa certa.

Muitos comem o que não necessitam, e se engordam.
Muitos escutam o que não necessitam, e se abobam.

Tenha cuidado com o que come. Pode-se tornar remédio ou veneno.

Quando o alvorecer deixar de ser, será tarde demais para agradecer a natureza.

Quantas pedras no caminho? Quantas pedras para se construir uma estrada?

A libertação do homem do trabalho não é o problema. O problema é o que fazer no ócio.

O ovo quando chocado no ninho, vira uma pequena vida. O ovo quando quebrado numa frigideira, vira uma pequena refeição. Uma refeição mal aproveitada, é uma vida não aproveitada.

Cuidado com a vida. Ela vem sem manual de instruções!!!

Gostaria de brincar sem parar, com a minha pipa, o carrinho de rolimã e as minhas amoras. Goiaba bichada, porém doce, no quintal do vizinho. Jabuticaba a manchar a camiseta, e um grande sorriso estampando a minha alma.

Quando vier a entender como funciona realmente a vida, não terá mais necessidades que não sejam supridas.

hqdefault (7)

Yugo Kabeya é Cientista Político, tradutor de línguas romances e historiador da Ásia. Trabalhou com ONG’s da Ásia, atuando como editor da revista AMPO da Pacific-Asia Resource Center, revista dos movimentos sociais na Ásia. Membro-fundador do Comitê de Apoio ao Trabalhador Latino-Americanos. Atuou como correspondente e resource person para organizações jornalísticas no Extremo-Oriente.

Fonte:  Noosfera

P5jWwh8

Definição de Noosfera

O conceito da noosfera é atribuído ao filósofo francês Teilhard de Chardin. Segundo ele, assim como há a atmosfera, a geosfera e biosfera, existe também o mundo ou esfera das idéias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esta linha de pensamento, alimentamos a noosfera quando pensamos e nos comunicamos. A partir de então, o conceito de noosfera foi revisto e conseqüentemente sendo previsto como o próximo degrau evolutivo de nosso mundo, após sua passagem pelas posteriores transformações de geosfera, biosfera, “tecnosfera” (temporária e em andamento) e, então, a noosfera. [wikipedia]

noosfera-final-5-728

Se você ler este artigo você é provavelmente uma daquelas pessoas que sente as conexões que nos rodeiam e sente que há algo maior, muito maior do que nós mesmos. Estamos realmente em um mundo feito de conexões e é isto que nos dá mais energia e que faz nos sentir vivos. Existem conexões em diferentes graus e diferentes dimensões. Há conexões com o nosso passado e nossos antepassados, com a Terra, com a natureza ou com animais. Mas imediatamente pensamos em conexões entre as pessoas, sua mente, suas ideias, seus pensamentos e consciência.

A ideia de um nível superior de consciência existe nas formas antigas e modernas de espiritualidade e filosofia. Muitos fenômenos também levantam a questão de um nível superior de consciência. Experiências de quase morte (EQM), xamanismo, experiências fora do corpo, todas abrem novas perspectivas. No entanto, se o mundo oriental e as culturas antigas nunca esqueceram a ligação com um espírito maior, o mundo ocidental apenas recentemente começou a fazer mais esforços neste sentido. Muitos projetos como o Projeto Unidade Global (PUG), o Projeto Consciência global (PCG) ou o Movimento de Mudança do Mundo (MMM) visam mostrar a existência desta consciência global. Outras iniciativas internacionais participam tornando as pessoas mais conectadas através de pensamentos e ideias. Um bom exemplo é o TED com palestras inspiradoras onde centenas de pessoas compartilham a sua paixão, mostrando-nos o poder dos pensamentos e sugerindo uma conexão superior.

Noosphere

Noosfera

Relacionado: Tudo Sobre os Registros Akashicos e a Noosfera

Alfred North Whitehead, Inglês matemático e filósofo desenvolveu um sistema abrangente. Ele descobriu essencialmente o inter-relacionamento da matéria, espaço e tempo, onde os objetos podem ser entendidos em uma série de eventos e processos. Este conceito foi expandido para afirmar que o processo se constitui na essência fundamental do Universo. Ele afirmou: “A natureza é uma estrutura de processos de evolução. A realidade é o processo”.

Vladimir Vernadsky e Teilhard de Chardin deram um nome a esta esfera do pensamento humano: “noosfera”. Juntos a Pierre Teilhard de Chardin, um geólogo francês visionário, paleontólogo e filósofo, afirmaram que a evolução cósmica desde o Big Bang até o momento, apresenta nove níveis de complexidade, que podem ser agrupados em três etapas: a litosfera (a matéria “morta”), a biosfera (a matéria “viva”) e a noosfera (o “pensamento” da matéria) que é organizado pelo software do cérebro humano e ativo pela inteligência criativa. A pedra angular de sua teoria é a estruturação da evolução universal em camadas, cada uma descrevendo como os sistemas se tornam mais complexos dentro de cada camada. Junto com esta complexidade ocorre um progressivo desenvolvimento da consciência. A consciência evolui para a espiritualidade, sua forma mais elevada. Em última análise, há uma convergência para uma consciência mais elevada que ele chamou de o ponto Omega. Teilhard de Chardin faleceu uns dez anos antes de James Lovelock sugerir que a Terra é realmente um super sistema biológico. Em sua teoria, a hipótese de Gaia foi escolhida em homenagem à Deusa grega que desenhou o mundo dos vivos diante do caos, a própria Terra é vista como uma única entidade biológica de auto regulação, um ser individual. Ele estende sua reflexão, questionando a relação entre a Gaia e a consciência coletiva:

“Em que medida é a nossa inteligência coletiva também uma parte de Gaia ? Será que nós, como espécie constituímos o sistema nervoso de Gaia em um cérebro que pode conscientemente antecipar as mudanças ambientais ?”

Noosfera

Ciência e Noosfera

Em 1996, Roger Nelson desenvolveu a ideia de tentar registrar alguma indicação de uma consciência global. Era o nascimento do Projeto Consciência Global (PCG), uma colaboração internacional de cientistas, engenheiros, artistas e outros, financiado por doações privadas. Ele criou uma matriz baseada na internet para registrar continuamente números aleatórios em todo o mundo. Assemelha-se a colocação de eletrodos em uma cabeça humana para gravações de eletroencefalograma. Eles coletam dados de forma contínua a partir de uma rede global de geradores de números aleatórios físicos localizados em 65 locais de coleta em todo o mundo. O Projeto Consciência global é um esforço para capturar algumas indicações sobre a presença e atividade de uma consciência global. Sua finalidade é examinar correlações sutis que podem refletir a presença e atividade da consciência no mundo.

Seu resultado preliminar mostra que a consciência de grupo em grande escala tem efeitos no mundo físico. Na verdade, eles observam em uma estrutura do que deveria ser de dados aleatórios, associados a grandes eventos globais. Quando milhões de nós compartilham intenções e emoções os dados de rede mostram saídas significativas de expectativa ! Roger Nelson diz que a consciência global “aglutina apenas quando grandes eventos nos unem, nos fazem concentrar e temporariamente, compartilham conhecimento e emoção”. A rede é afetada quando eventos poderosos no mundo fazem um grande número de pessoas prestarem atenção na mesma coisa. Estes efeitos podem ser observados durante o foco de uma grande dose de atenção, por exemplo, um evento de expressão mundial de compaixão como nas cerimônias em memória de Madre Teresa. Eles explicam os efeitos observados pelas interconexões e interações dos seres humanos em todo o planeta, assim como a mente é formada pela interação dos neurônios no cérebro.

O Instituto de Ciências Noéticas no norte de San Francisco dá um apoio logístico a este projeto. Este Instituto vai além da observação dos efeitos da consciência. Eles tentam responder perguntas fundamentais como: “Por que isto é importante para a consciência ?” ou “Como realçar essas percepções subjetivas que as pessoas têm relatado durante a nossa história ?” Seu objetivo é apoiar a transformação individual e coletiva através de pesquisa da consciência envolvendo uma comunidade de aprendizagem global na realização de nosso potencial humano.

Efeito Físico

Há outras expressões físicas desta conexão global. Rupert Sheldrake destaca as estruturas e experiência que eram comuns a muitas pessoas no passado com as quais podemos nos conectar. Estas estruturas constituem uma espécie de campos organizados. Estes campos estão organizados em padrões que transmitem informações através do espaço e do tempo por um processo de ressonância. Dentro do que ele chamou de um campo mórfico, a mente aprende novas maneiras de fazer as coisas por uma ligação inconsciente com o mundo em geral.

Bernard Werber, escritor francês, lembra-nos uma ideia antiga sugerindo que podemos sintonizar no canal da noosfera através do nosso lado direito do cérebro. Por isso, a nossa criatividade seria muitas vezes a nossa capacidade de acessar os recursos infinitos da noosfera. A informação seria potencialmente acessível a todos, no entanto, alguns de nós teríamos uma melhor capacidade de receber e traduzir as mensagens.

Tecnologia

Algumas pessoas estão indo além da interação entre a noosfera e o mundo físico, vendo uma ligação entre a internet e a noosfera. Podemos até ouvir que a noosfera vem da união entre os seres humanos e as novas tecnologias. De acordo com este ponto de vista, quando a comunicação humana atingir seu mais alto nível de intensidade, ela vai assumir uma forma física, a noosfera. David Woolfson diz: “A oportunidade de mudar para cima, para o próximo nível do nosso desenvolvimento coletivo foi habilitado pelas revoluções recentes e em curso no domínio das tecnologias de informação e comunicação”.

Para Lorenzo Hagerty, dentro do espírito da internet, esta criação é o resultado da “simbiose entre humanos e a tecnologia que estamos criando”. De acordo com ele, somos capazes de desenvolver as soluções exigidas pelos problemas levantados pela nossa nova tecnologia e o desastre ecológico global só através da expansão das atuais limitações sobre a consciência humana. Ele descreve diferentes aspectos do espírito, como se manifestam na comunidade da internet. Em 1996, Francis Heylighen fundou o Grupo Global do Cérebro, criado para discutir o surgimento de um cérebro global saindo da rede de computadores, que funcionaria como um sistema nervoso para o super organismo humano. Ele está trabalhando em particular, sobre o desenvolvimento do conhecimento coletivo e a inteligência e sua aplicação na web inteligente emergente, ou “cérebro global”: “A sociedade pode ser vista como um organismo multicelular, com indivíduos no papel das células. A rede de canais de comunicação que ligam os indivíduos, em seguida, fazem o papel de um sistema nervoso para este super organismo, ou seja, um “cérebro global”. Neste grupo podemos atender Joël de Rosnay ou Peter Russell que estão envolvidos em outros projetos globais.

Aqui provavelmente há um equívoco sobre o que é noosfera. Devemos ter o cuidado de separar bem os efeitos físicos e sua verdadeira natureza vibrando em um nível superior. É claro que esta comunicação planetária é um sistema interligado de consciência e informação para participar na mudança das nossas relações com o espaço e o tempo. Mas será que podemos considerar a internet como o quadro que permite a criação da noosfera ? Isso não é correto e está provavelmente dando muito crédito e importância para a ciência e a tecnologia ! A noosfera é definitivamente mais do que uma rede física através da qual estamos todos conectados. Vendo a noosfera simplesmente como uma grade nos dá uma ideia errada, uma ideia de “simplória”. A noosfera tem diferentes níveis em que o espaço e o tempo não são lineares e existem todos ao mesmo tempo.

hamilton-werneck-41-728

Além da Ciência

Pesquisadores querem acumular evidências científicas para uma interação entre os seres humanos. O PCG tem mostrado que a consciência humana e as emoções têm efeitos no mundo físico. Podemos reconhecer seus esforços ao medir fisicamente o efeito de uma consciência global. No entanto, como vimos, a conexão está provavelmente muito além do mundo físico. Existe de fato uma limitação natural da ciência para se aproximar da noosfera: Ela não têm ainda a ferramenta para estudar a noosfera, que por natureza pertence a outra dimensão. Por quê ? Porque nós não temos que entendê-la, não temos que explicá-la. Devemos senti-la, como se sente o amor. Nossa conexão com noosfera é uma questão de coração e alma. Se a tecnologia desempenha um papel importante para unir as pessoas, a consciência vem em primeiro lugar no coração. Portanto, nunca é tarde demais para admitir que a ciência não é a melhor maneira de acessar toda a gama de experiências humanas.

Manifestando

Algumas pessoas gostam de David Woolfson, co-iniciador do movimento Mudança do Mundo, argumentam que a nossa capacidade de se comunicar globalmente “dá origem a oportunidade de criar uma consciência global unificada”. Para eles, a noosfera está criada e agora está crescendo com mais conexões. Assim, a noosfera parece ser uma meta a alcançar ou uma conquista final. No entanto, se considerarmos que já fazemos parte da noosfera, nada tem que ser criado. Pelo contrário, é algo com que podemos nos conectar. Eu entendo que é mais uma questão de manifestar ao invés de criar. É tudo sobre manifestar o que já existe, o que já sabemos profundamente em nosso coração. É a manifestação do que sabíamos antes de virmos sobre a Terra, ou seja, nós pertencemos a noosfera.

Sua Própria Maneira

A questão é, portanto, como manifestar a nossa conexão com a noosfera ? Podemos encontrar a conexão gravando o que já está presente dentro de nós. Isso é o que tem tudo a ver com o ensino e a sabedoria de antigos mestres. Podemos nos inspirar em mundos e culturas passadas. Durante séculos, pensadores orientais seguiram um caminho diferente do nosso. Através de Tai Chi, Yoga ou artes marciais, eles se aproximaram do ser humano, tanto através da mente como do corpo. Para evoluir, cada indivíduo deve retornar as raízes fundamentais, como a respiração, movimento, equilíbrio e meditação. Todas estas técnicas tem um único objetivo: ajudar-nos em direção ao nosso esclarecimento. Quando nos colocamos a nível de alma, percebemos que somos parte desta energia e não há formas interiores ou exteriores, mas apenas formas diferentes para nos religarmos ao nosso EU superior. Podemos fazer isso através das formas ativas, como a transmissão, ensinando, ou sendo um conector ou podemos fazê-lo através das formas contemplativas como a meditação. Todos nós fazemos isso de uma maneira diferente. Nós apenas temos que escolher a nossa maneira que temos no coração, então será mais fácil.

Os Professores

Temos também temos professores, guias, anjos e mestres para nos apoiar. Eles estão sempre ao nosso redor, acompanhando nossa jornada. Eles só esperam para nós pedirmos. Quem quer que sejam, todos eles nos ensinam a dar mais importância ao que sentimos, para alterar a maneira como estamos agindo e percebermos que cada um de nós está ligado a um grande espírito. Podemos ver muitos exemplos em todo o mundo: Kiesha Crowther, Barbara Marx Hubbard, James Redfield, Dan Millman e muitos outros. Todos têm as suas próprias palavras, a sua própria abordagem, mas todos eles nos mostram as conexões. Essas pessoas são apenas alguns exemplos de pessoas que fazem parte do processo de revelar nossa verdadeira natureza, o nosso verdadeiro ser. James Redfield, por exemplo, em seu belo livro “A Profecia Celestina” mostra essa conexão energética entre as pessoas e a existência de um nível superior de consciência. Ele também nos ensina a estarmos ciente das sincronicidades que são as manifestações da noosfera.

O que torna a mensagem desses professores tão poderosa é a sua capacidade de pensar e de ser ouvido por todo o mundo. Isso é o que é realmente novo. Um novo nível certamente facilitado pelas novas tecnologias. É o que nos mostra todos os dias Lilou Mace que entrevista as pessoas mais inspiradoras neste planeta. Ela compartilha a sabedoria incrível de professores da vida que se preocupam com os outros, que se preocupam com o mundo e seu futuro. São coisas que podemos fazer para nos juntar a este grupo de pessoas dedicadas a mudar a consciência. Se dermos uma olhada em todas as suas entrevistas, vemos uma ligação entre todos estes professores: Todos eles compartilham valores universais de amor e compaixão. Ela está usando uma palavra perfeita descrevendo os que querem ser parte de sua incrível jornada: “co-criando”. Co-criar é exatamente o que precisamos fazer. Nós criamos o nosso futuro, mas não sozinhos. Criamos tudo isto juntos. E o que coloca todos juntos é o amor.

universo-natural-noosfera-e1439215147941Alma, Coração e Amor

A noosfera é mais do que uma “rede de pensamento planetária”, um sistema interligado de consciência e de informação, uma rede global de conhecimentos instantâneos e comunicação planetária. Todas essas descrições esquecem a parte espiritual: “a alma”. A noosfera é de fato, não só uma esfera de pensamentos, mas também um espaço de almas. Para Chardin, a convergência não foi uma convergência apenas de mentes ou corpos, mas de coração: “Não é a cabeça ou o corpo que temos de trazer juntos, mas nosso coração”. Na verdade, uma coisa muitas vezes esquecida é que na visão de Chardin, a noosfera estaria rodeando a Terra unificada por amor.

noosfera-4-728O Mundo Está se Movendo

Atualmente muitos de nós estão esperando por uma mudança. Podemos sentir essa mudança na consciência, mas ainda não temos ideia de quando a mudança vai acontecer em uma escala global. Pode ser, talvez, um, cinco anos, ou talvez mais, que estamos preparados para esta mudança e para sabermos mais sobre as nossas conexões universais. Quando será o momento da definição ? Estamos chegando ao ponto ômega que Chardin estava tão animado ? Está a humanidade cruzando um limite ? Ninguém pode dizer. Kiesha Crowther, shaman também chamada “Pequena avó”, diz muito bem: “Não há um ser humano neste planeta, que sabe exatamente o que vai acontecer. Nem um”.

Sim, o mundo está mudando. Quando viajamos pelo mundo ou fazemos um passeio rápido na internet, podemos ver o surgimento de ideias, projetos e redes dedicadas ao amor e a humanidade com mais frequência do que antes. Podemos até sentir este despertar. Mais e mais pessoas estão despertas e aproveitando as oportunidades. Parece que elas estão se preparando. É como saber que algo tem que mudar. Elas sentem a necessidade de transmitir o que aprenderam ou simplesmente o que elas sentem. Elas realmente não sabem porque fazem isto, mas o seu compromisso é total. Elas sabem que é importante e poderoso. Muitas pessoas estão ativamente engajadas para mudar o mundo de uma maneira positiva. Elas têm diferentes vozes, diferentes origens, mas a mesma energia as está dirigindo. E esta energia é direta para um objetivo único e belo: “combinar o nosso coração para um mundo melhor”. Até agora bloqueios ou eventos negativos desencadearam a evolução da consciência. Agora, as pessoas nascem com essa consciência, com esta consciência universal. Essa é a grande mudança: Agora, a mudança vem de dentro.

nova conscÍndigo e Cristal

Esta nova geração é muitas vezes chamada de índigo ou cristal, crianças que são mais sensíveis e mais conscientes do que as de quaisquer gerações anteriores. O que as distingue da maioria restante do povo é a sua sensibilidade. Esta sensibilidade aos sentimentos e sensações está em um nível global. Elas se reconhecem em tudo e todos. Elas se preocupam com o mundo, elas se preocupam com a Terra, elas são ativistas, artistas, elas sentem a necessidade de expressar o que sentem. Uma característica comum é que elas não podem desligar sua emoção e sensibilidade. Elas são movidos por tanto energia interior e exterior. Elas são, provavelmente, os conectores entre o humano e a energia da noosfera. Como conectores, elas estão muitas vezes em contato com o outro lado, com outros seres, espíritos, guias ou anjos. Elas são muitas vezes ensinadas ou já sabem que sozinhos não podemos fazer isso. Todos elas sabem que o que dá sentido é o coração e o amor. Elas sabem com cada fibra do seu ser que elas podem mudar o mundo, elas podem fazer a diferença. Elas sentem a urgência para a mudança. E elas estão mudando o mundo.

Agora

Hoje em dia, a consciência começa a crescer em caminhos diferentes. É algo acontecendo no planeta no momento. É para cada um de nós determinarmos um curso de ação, a fim de fazer parte da próxima etapa de nossa evolução como seres humanos. Não precisa ser um mestre, guardião da luz, místico ou xamã para entender que não estamos sozinhos. Não há nada para comprar, nada à venda. As oportunidades são ilimitadas, porque temos uma capacidade incrível e inexplorada de mudar o futuro. O que podemos fazer ? A resposta é compartilhar os nossos pensamentos, nossas visões e nossos sentimentos. É claro, o amor é o elemento central. O amor é a chave. O que precisamos fazer é não só deixarmos ir nossa velha visão da realidade e do mundo, mas também sentirmos profundamente em nosso coração que estamos todos conectados. Não temos que mudar só a nossa maneira de pensar, mas também a nossa maneira de ser. A pequena avó define muito bem: “Nós nascemos com um modo de pensar, em vez de sentir”.

Alguns de nós parecem sonhar com a noosfera. Mas já estão conectados ! Estamos vivendo dentro dessa esfera de almas. Ao olhar para a imagem maior, vamos ver e sentir isto, temos de ver mais do que apenas com os nossos olhos, temos de sentir mais do que com o nosso corpo, temos de viver no coração. Na verdade, não é uma questão de saber, é uma questão de ser. Não é mais o tempo da mente e do conhecimento, mas o tempo do coração e do amor. É hora de nos lembrarmos de quem realmente somos.

CHAMADA PARA A EVOLUÇÃO

 

  • Tire um tempo todos os dias para meditar
  • Veja as conexões
  • Esteja verdadeiramente preparado para o que está por vir
  • Preste atenção aos seus sonhos, seus sonhos de dia
  • Faça uma lista do que você pode mudar
  • Distribua amor

noosfera-18-728

HISTÓRIA CÓSMICA E A NOOSFERA…

A História Cósmica é o centro do Campo Universal da Inteligência.A premissa da História Cósmica é que esse Campo Universal da Inteligência não vem sendo conhecido com exatidão neste tempo presente.Por esta razão tem de haver uma reformulação da construção do conhecimento no mundo. Estamos tratando de um caminho oniabrangente e de fato, poderíamos dizer, na íntegra, que a forma como se apresenta no mundo cotidiano ao ser humano deste Planeta,por meio dos seus sentidos, é inadequada, errônea e incorreta.

Naturalmente que é difícil para alguém que só tem conhecido este inadequado sistema, entender que possa existir algo mais além disto,ou ainda, que poderia haver algo errado nesta construção em particular.A História Còsmica é, realmente , um padrão ou uma cobertura superior de um entendimento compreensivo, que tem por objetivo substituir toda a construção de mundo, que existe ainda hoje.

Quando falamos da prevalecente estrutura dominante do mundo, estamos falando da estrutura de informação e inteligência que permeia e domina o que chamamos de nações “industrializadas”.As nações são responsáveis pela elaboração do que chamamos de TECNOSFERA OU INVÓLUCRO ARTIFICIAL, baseado na consciência da máquina e na pesquisa de marketing.

noosferacosmica

Quando pensamos á respeito da Tecnosfera e do ponto de vista mundial dominante, que distorce o tempo e a consciência, temos de entender que há uma só ordem mental imensa que fala a si mesma constantemente. Em outras palavras,quando vemos TV, ou lemos jornais, é a mente falando á si mesma, porque, quem está lendo ou vendo, senão a mente que os criou?

Quando vemos a quem e de que forma se apresenta esta visão do mundo atual, percebemos que há premissas básicas que são completamente errôneas.A primeira premissa é que só há unidades individuais de consciência,portanto não há uma consciência ou entendimento da NOOSFERA.

noosfera2

A Noosfera é a envoltura mental da Terra,ou a “capa pensante”dela.Pode ser entendida como uma unidade de armazenamento da soma das interações mentais de toda a vida,tanto no reino fenomênico como no reino imaginário.A carência de conhecimento da Noosfera, juntamente com o BANCO PSI(que pode ser entendido como o painel de controle da Noosfera, o sistema nervoso, o mecanismo regulador dela)é a primeira falha da prevalecente estrutura dominante que governa as percepções do mundo de hoje.Isto se deve ao fato de que toda a BIOSFERA( a esfera da vida e todo o seu sistema de suporte) é realmente dirigida e operada pela Noosfera.

1798711_680495041988805_1398478101_n

Localizado entre os dois cinturões de radiação de Van Allen, os componentes principais do campo eletromagnético da Terra, o BANCO PSI é instrumentado pelo fator tempo quadridimensional do qual os MAIAS eram totalmente conscientes.Este fator de tempo quadridimensional regula o DNA, que inclui todas as etapas da evolução dos processos de mutação da vida na Terra.Desta  forma, o BANCO PSI serve de arquivo, onde são depositados os registros do tempo quadridimensional.

Nave99

Até agora,  TODA A BIOSFERA TEM SIDO GOVERNADA INCONSCIENTEMENTE PELA NOOSFERA.È importante entender que a mente que está falando á si mesma é, realmente, a Noosfera, a esfera mental de inteligência no Planeta. Porém, ela(a mente) não sabe que é a Noosfera que está falando, por causa de uma forma restrita e provinciana, operando com um sistema de crenças limitado e um conjunto aceito de pontos de referência. A premissa mais fundamental deste sistema de crença limitado é a de que o materialismo é bom e é a única forma de realidade.Este ponto de vista sustenta a noção de que o mundo é uma construção puramente física e, portanto, nós, seres humanos, somos também construções puramente físicas.

junho27

Neste ponto de vista “físico” do mundo, o propósito da vida é fazer a acomodação material desta construção fenomênica, tão confortável quanto possível.

Qualquer coisa que vá contra esse conforto e crie desconformidade deve ser evitada e qualquer coisa que fomente este conforto, deve ser estimulada.Esta é uma premissa fundamental, inconsciente, não expressada de tudo o que ocorre como informação na construção atual do conhecimento do mundo, que pode ser visto como um circuito fechado de retroalimentação de informação, com a mente falando á si mesma.

O que a mente está fazendo continuamente, é sustentar o seu próprio sistema de crenças, que é absolutamente materialista, não questionado, não expressado, na natureza física da realidade do SER.Nesta construção do mundo, a religião ou ideias religiosas, ás quais nos referimos, são meramente ideias, que são avaliadas, novamente de acordo com o grau em que elas fomentem a comodidade ou criem desconforto físico.È isto o que prevalece atualmente.

noosfera-ThaiLand-10411

Dentro da construção dominante que poderíamos chamar de” Mente do Ser Humano Planetário”, que fala á si mesma, há subconstruções bem diferentes. E todas elas são apenas formas de justificativas para fomentar uma dominação específica do mundo.Isso que estamos descrevendo é a MATRIX,  que mantém toda a ordem mundial atual em seu lugar. Aonde quer que vamos e seja com quem falamos, todos estão aprisionados em um ou outro grau, por esta construção do mundo.

Essa Matrix materialista é, em muito, a maior força e o maior fator que tem mantido a mente humana num estado de consciência cada vez mais reduzido.Em outras palavras, os parâmetros sensoriais da mente cuidam de se reduzirem a um mero modo de sobrevivência física.

Este tipo de pensamento é alimentado pela indústria de entretenimento,que cria um tipo de ambiente imaginário.Quando olhamos por detrás das imagens,personificações e arquétipos deste reino imaginário,vemos que toda esta indústria de diversão está baseada em uma série de comodidades;porém, juntas, incitam -nos  o medo de perdê-las.Logo, é o elemento de entretenimento imaginário que provoca um certo tipo de desesperança,ou desespero espiritual relativamente limitado na esfera real de influência global.

images88

Estamos esboçando aqui, uma imagem geral do presente estado do campo mental humano, que é uma sombra primitiva da Noosfera.È só uma construção mental que, através da Tecnosfera, envolve o mundo e é fomentada pelos meios globais de informação do Planeta.Este sistema é transmitido incessantemente ao nosso redor e do Planeta, através destes meios tecnosféricos de comunicação. Isto é o que faz este sistema de pensamento parecer como uma sombra rudimentar, porque não é a verdadeira Noosfera agindo, e sim, uma Noosfera inconsciente de si mesma.

Deve-se entender que a atual construção da Matrix é uma espécie de “Guarda- Chuva”completo que abrange o Planeta.Á partir do ponto de vista da Lei do Tempo, ele cria uma falsa percepção fundamental de não somente”o que e quem somos”, mas o que é a Terra e o que estamos fazendo nela.Investigando-se até a raiz desta falsa percepção, acima e mais além do que está fomentado pela frequência de tempo mecanicista, encontramos a pergunta;

post-03-29-5

TEMOS OU NÃO UMA CRENÇA NO ESPÍRITO?
Se cremos no Espírito, cremos no fato de que a memória do Plenum Cósmico está inscrita nele.Essa é a raiz absoluta da verdadeira percepção de quem e o que nós somos!Se há uma crença na memória do Plenum  inscrita no Espírito, então, o único propósito da vida é RECORDAR o Plenum e regressar nele, esse lugar puro, onde podemos ler as palavras inscritas pelo Plenum Cósmico , nos nossos corações.

Se pudermos perseguir isso, então estaremos atrás de uma VIDA NO PLENUM CÓSMICO.Esta é uma discrepância fundamental á partir do ponto de vista materialista. Esta crença esta na raiz do que se chama hoje de ” Fundamentalismo”; entretanto, a maioria dos fundamentalismos se tornam sistemas fechados e se opõe ao dominante sistema de crenças materialistas, criando assim, os muitos conflitos que hoje existem no mundo.

noosphere-DIACITY2k

Podemos perguntar:”Porque se converteu a memória do Plenum em um tipo de Fundamentalismo?Isso novamente tem a ver com uma raíz mais profunda e denominamos de “falta de conhecimento da Noosfera”. Na atual construção do mundo, estamos tratando com sistemas de crenças onde há uma multiplicidade de capas ou níveis, que poderíamos chamar de pensamento errôneo ou inadequado, que é o mesmo que incorreto. Novamente, o maior problema do nosso Planeta é o desconhecimento da Noosfera, que é um problema EVOLUTIVO.

AscencinPlanetaria

Até agora, a Noosfera não pôde se realizar plenamente, de modo que, inclusive os melhores sistemas espirituais de crenças , são, de alguma forma provincianos, porque desenvolveram sua crença através dos erros do pensamento humano, que se desenvolveu antes de se haver completado o conhecimento do Todo Planetário, ou seja, a Consciência do mundo como um sistema inteiro.O conhecimento da Noosfera só pode se dar,como resultado de que o ser humano se converta em um Humano Planetário.

Quando isto ocorre, o ser humano se dá conta de que a Terra é realmente um tipo de esfera no espaço e tem uma construção real do conhecimento desse espaço em relação ao Centro Galáctico e á Ordem Galáctica.

Esta maneira de evolução do conhecimento humano tem criado, até este momento, todos os diferentes problemas do mundo de hoje, ainda que isto não justifique nenhum destes sistemas de crenças inadequados.Agora, todos os sistemas de crenças devem ser avaliados ou reavaliados e, só podem reavaliar-se dentro do contexto da História Cósmica, incluindo o conhecimento da Noosfera e o Banco Psi.

post-06-06-1

Quando falamos da História Cósmica, estamos falando á respeito da estampa do Campo Universal da Inteligência, como uma ordem inteira dentro da Noosfera, informando as placas do Banco Psi. Somente neste ponto no tempo, podemos realmente chegar á História Cósmica. E vemos que a História Cósmica é, também, um ponto de realização evolutiva. Chegamos a um certo lugar na evolução do conhecimento da Terra, que requer um salto para o conhecimento expandido.

TreeOfLight

Esse conhecimento expandido, é a HISTÓRIA CÓSMICA.

Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo.

Morpheus-( do filme MATRIX)

Bibliografia para consulta

O Código da Matrix

Pablo Arellano

The Divine Matrix

Gregg Braden

Philosophers Explore The Matrix

Chirstopher Grau

O Tempo e a Tecnosfera

José Arguelles

Divulgação: A Luz é Invencível
Fonte: https://portal2013br.wordpress.com/2015/01/28/historia-cosmica-e-a-noosfera/

854390921

 

Mahatma Gandhi já dizia, que se continuarem com esta coisa de olho por olho, dente por dente, a humanidade um dia estará cega. E com certeza banguela também.

Com muita sabedoria, Confúcio disse que para se ter prosperidade no País, era necessário ter paz na sociedade.

Para se ter paz na sociedade, era necessário ter paz na família.

E para se ter paz na família, era necessário ter paz no coração de cada pessoa da família.

Portanto, cuide bem do seu coração.

A violência começa na alma, passa para a mente, e se concretiza em ações. Você já orou pela Paz hoje?

Sabe quantas estrelas cabem em seu coração? Depende do tamanho sorridente da sua imaginação.

Queria que a minha mão fosse do tamanho do céu para poder oferecer à minha amada, um buquê de estrelas-cadentes.

Grandes são as possibilidades do ser humano, num dia de bom humor.

Sem saída é a sina da humanidade, num dia de depressão.

O conhecimento nos leva a vários lugares. A ignorância nos ensina a apreciar o mesmo lugar.

Os portugueses descobriram a ilha de Vera Cruz por um acaso. Será que é por isso que a gente ainda improvisa tudo por aqui?

Mais bocas que sacos de arroz. Imigre para o Brasil para ajudar o Japão. Cartaz do governo japonês no início do século passado, incentivando a imigração.

Legalidade não quer dizer sensatez. Lembre-se que tudo que o Hitler fez na Alemanha, foi com o respaldo da lei.

Os ingleses ficaram poderosos escravizando indianos e vendendo ópio para a China, e se consideram cavalheiros. Será que um dia chamaremos os traficantes colombianos de cavalheiros?

Os habitantes da ilha do Pacífico Sul, quando foram colonizados pelos espanhóis, se tornaram católicos. Depois colonizados pelos alemães, protestantes. Com os japoneses, xinto-budistas. E aí chegaram os estadunidenses e se tornaram metodistas, evangélicos, baptistas, mórmons entre outros.

Dicionário online. Agite-o antes de usar. Somente abra em caso de emergência cultural.

Destino é quando tudo dá certo, e sina quando tudo dá errado.

Quando há muitas leis, há sempre corrupção. Dizia-se então na Roma antiga.

Naquela estória do concurso de hinos nacionais, cada país, diz que seu hino foi vencedor.

Um dia as barreiras culturais não mais existirão no mundo. Seja pela unificação pasteurizada via Mac Donald’s, ou pela diversidade da Internet. Ou os dois.

Seria muito inconveniente estar num mesmo abrigo nuclear, junto com um ditador prepotente com retenção anal.

Morreram três mil soldados estadunidenses e deram cobertura jornalística de uma hora. Morreram mais de duzentos mil civis iraquianos, e o fato mal foi divulgado.

Inteligência de mais atrapalha, pois a certa altura, é necessário tornar se sábio.

Quem sabe, sabe e se cala. Quem não sabe, levanta poeira demais.

Você sabia que eu sei que você sabe que eu sei que você sabe?

Prazer ou dor. Segurança ou perigo. São as pastas para os arquivos do meu cérebro.

O Ocidente é o hemisfério da razão. O Oriente, da emoção. No cérebro também.

Eu sou o melhor ou o pior? Enquanto a pergunta fizer sentido, acabará sempre sendo o melhor ou o pior. Quando a pergunta não mais fizer sentido, encontrarás a resposta definitiva.

Diz-se que quem se aventura, afortunado é.

Longas distâncias percorri. Terras distantes visitei. Não sabia que estava explorando o interior da minha alma.

Na Índia, diz-se que um ladrão astuto está mais apto a se iluminar seguindo o caminho certo, do que uma pessoa boazinha fazendo boas ações, portando-se como um carneiro.

Há resolução para o desejo carnal. Porém o desejo espiritual leva o homem a trilhar caminhos mais perigosos do que da carne.

Os serenos às vezes passam na frente dos audaciosos por possuírem a cautela. Porém, para ser um sereno, é necessário contentar-se com pouco.

O caminho conhecido nos traz a segurança, mas nem sempre a liberdade.

Segui sempre por caminhos não trilhados. Não encontrei nem o conforto e nem a segurança, mas acabei por encontrar a jóia mais rara.

Dizem os sábios espanhóis: é melhor se arrepender por comissão do que por omissão.

Penso, logo existo. Consumo, logo existo.

Ganhar sempre é perigoso. A autocrítica começa a se esvaecer.

A perseverança é uma virtude, mas é inútil se não acompanhada da inteligência.

Saber dosar entre a riqueza espiritual e a material. Eis a receita da felicidade.

O dinheiro é um meio de poder exercer as vontades. Porém tendo o dinheiro vontades próprias, as pessoas passam a ser o meio delas.

Quando se considera um feito admirável, estamos somente olhando para os frutos. Mas quantos anos foram precisos para que a árvore desse os frutos?

Forjando a realidade, encontrará sempre as coisas do seu jeito. Mas não se pode manipular para sempre a realidade.

Um comportamento harmonioso, requer um corpo em equilíbrio.

Segundo os chineses, um fígado em desequilíbrio, enche a pessoa de raiva. Um pulmão mal cuidado, de tristeza. Rins descalibrados, enchem-nos de medo.

Para os chineses, um comportamento anti-social, não passa de um desequilíbrio de energias no corpo e na mente.
Portanto, segundo os chineses, para cuidar da mente e das emoções, deve-se cuidar primeiro do seu corpo.

Então, acho que o fígado do mundo está em desequilíbrio.

Este blog contém doses exageradas de utopia. Manusear com cuidado.

Subia a pipa sem parar, indo para longe, tornando se apenas um ponto no céu. Lá junto com a pipa, ia o meu coração de menino.

A certeza é a amiga da ciência. A incerteza, inspiração dos artistas.

A certeza traz o conforto. Porém, se mal utilizada, a certeza vem acompanhada do radicalismo e do fanatismo. Mas o radicalismo e o fanatismo, também trazem o conforto aos que neles aderem.

O certo, é o amigo. O incerto, o inimigo. A ciência traduz o incerto para o certo. As pessoas tratam o estrangeiro como o incerto. Eis a raiz da discriminação. Utilize das ciências humanas para fazer do incerto o certo.

A cultura contemporânea ocidental privilegia as ciências exatas, deixando as ciências humanas de lado. Por conseguinte, ocorrem os absurdos sociais da discriminação e do medo.

E como dizia Einstein, “É mais fácil quebrar um átomo, do que quebrar um preconceito”.

Até o final da Guerra Fria, quem dava as cartas em relação ao comportamento social, eram os governos.

No pós-Guerra Fria, o comportamento social é regido hierarquicamente pelas corporações. Os desempregados podem se comportar como desejarem.

Por sorte, a corporações entenderam que a rigidez hierárquica, herança da era industrial, não é boa para os negócios. A era da informação disponibiliza e exige maior flexibilização.

Se tudo continuar como está, num futuro próximo, teremos fábricas manejadas por robôs japoneses, e escritórios somente com especialistas (assistidos por computadores no lugar de pessoal administrativo), convivendo com uma legião de desempregados.

A opção para a horda de desempregados, é que se invista mais no consumo da cultura. Já que o pão está garantido pelas máquinas, circo para o povo.

Os estadunidenses transformam tudo em negócio. Até fiado virou cartão de crédito!

O crédito já substituiu a poupança em mercados de capitalismo avançado. Na mão das instituições financeiras, crédito é sinônimo de oportunidade de negócios. Só que na mão do consumidor, crédito é dívida. Porém, as leis da macroeconomia, baseiam-se na poupança acumulada, e não na poupança futura, o crédito. Ao menos que a economia passe a funcionar de poupança futura, viver de crédito, por agora, é penhorar o futuro.

Para trabalhar com a poupança futura, será necessário muito planejamento para a produção econômica, sem cair no estadismo soviético. A mão mágica e misteriosa do mercado ou o encontro e o desencontro entre a oferta e a demanda, terá de ser decifrada.

Os terríveis e cruéis mongóis descendentes de Genghis Khan, invadiram e conquistaram a China, e se tornaram chineses. Os temíveis guerreiros Jurchens da Manchúria, invadiram e conquistaram a China, e se tornaram chineses.

O jesuíta Matteo Ricci foi enviado à China para catequizar os Hans, e acabou se tornando um chinês. Pense duas vezes antes de invadir a China.

Quem busca acha. O achado é muitas vezes o reflexo da alma.

O real desejo do homem é saciar a coceira da alma com os seus cinco sentidos. E tem o sexto. E para saciar a coceira da alma, o homem desbrava fronteiras do Universo, da ciência e da razão, em busca de si mesmo.

As pirâmides são frutos da concretização dos desejos dos egípcios e dos maias. O que é mais real? As pirâmides ou os desejos? Filosofias, modas, monumentos, catedrais, arquiteturas, matemáticas, Las Vegas, viagens no além-mar e no espaço, bens de consumo. O que coçava na alma destes homens e mulheres?

Nada de novo sob o sol. Somente a repetição e a permutação de memórias cósmicas.

Fala-se muito da paz. Todos estão carecas de saber dos benefícios da paz. Mas a espécie humana insiste em guerrear. É pior que fumante ou alcoólatra.

Pax Romana, Pax Sinica, Pax Britannica, Pax Sovietica, Pax Americana. Já pensou numa Pax Muçulmana? Houve uma com os otomanos.

Durante as cruzadas, os muçulmanos chamavam os europeus de “ferankish”, ou seja, “franceses”, talvez por influência dos Cavaleiros Templários. Quatro séculos depois, os portugueses ao aportarem no sudeste asiático islamizado, foram também chamados de “ferankish”.

Na China, com uma população de 1,5 bilhões de pessoas, é compreensível que haja somente 1 m2 para cada um habitar. Não se entende por que no Brasil, numa densidade demográfica muito menor, as pessoas vivem apertadas em favelas.

A história climática do planeta Terra é de instabilidade. Quando estável, as civilizações se proliferam, e numa instabilidade, elas se afundam.

Porém a instabilidade sempre foi causada por decorrência da natureza. Agora, o clima se torna instável pela obra do homem. No estágio em que se encontra a humanidade, há proteção contra tudo, menos contra o próprio homem.

Já ocorreram cinco extinções biológicas em massa no planeta Terra, causadas por intempéries da natureza. A próxima, com certeza, será por burrice.

Pílula para dormir, pílula contra a depressão, pílula para se manter acordado, pílula para ansiedade. Só falta a pílula para a solidariedade.

A internet desmancha fronteiras políticas, criando novas fronteiras virtuais.

Como se sabe, em 2035, o estado-nação Second Life, foi aceito na ONU como membro do Conselho de Segurança.

A inteligência fala para o cérebro. A sabedoria fala para o coração.

Quanto mais esperto, mais rápido concretizará os seus desejos. Porém, para tal, a futilidade é imprescindível.

noosfera2 (1)

Todos os processos que sustentam a vida na Terra estão correlacionados e são interdependentes.

O local onde acontece a vida é a BIOSFERA.

É nela que se encontra também o ambiente social ou NOOSFERA.

O conjunto de todos os seres vivos corresponde à BIOTA.

O Sistema Terra é regido por ciclos geológicos em constante construção, destruição e reconstrução, com um delicado equilíbrio criado e mantido também pelas atividades que ocorrem na biosfera e na atmosfera.

O planeta é um sistema completo e complexo, altamente conectado, sendo que se rompido, torna inviável a vida como a conhecemos de forma irreversível.

biosfera-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s